Campanha de Iris questiona pesquisas negativas, mas comemora as favoráveis

Deputados estaduais José Nelto e Major Araújo afirmaram que levantamentos não refletem realidade do cenário eleitoral em Goiânia

| Fotos: Marcos Kennedy e Y. Maeda

Para os dois, Iris levará a disputa no segundo turno | Fotos: Marcos Kennedy e Y. Maeda

Em entrevista ao Jornal Opção na tarde desta quinta-feira (13/10) o discurso de dois membros da campanha de Iris Rezende (PMDB) à Prefeitura de Goiânia era afinado. Para os deputados estaduais José Nelto (PMDB) e Major Araújo (PRP), que é vice de Iris, as pesquisas eleitorais no segundo turno não refletem a realidade das ruas. José Nelto foi além: Para ele, algumas delas foram inclusive compradas.

Ele acusou principalmente o Instituto Grupom que, garante, “Está na campanha do Vanderlan”. “Em Goiás eu assisti a uma verdadeira guerra de pesquisas, com compra, foi uma vergonha o que aconteceu nas eleições municipais”, declarou ele, “Quer dizer, pagou a pesquisa, você escolhe o resultado”.

“Tem pesquisa para todo gosto”, criticou José Nelto, em seguida, destacando outros levantamentos que foram mais favoráveis a Iris. “Nós temos uma pesquisa, a Paraná, divulgada pela Record, Iris Rezende 10 pontos à frente. Outra, publicada me parece que ontem, pelo Instituto Diagnóstico, dá Iris 16 pontos na frente”, listou.

Apesar das críticas, no entanto, José Nelto afirma que a postura do partido é de lidar com o segundo turno começando do zero. “Estamos trabalhando com os pés no chão, com muita humildade, buscando voto a voto, como se estivéssemos com zero nas pesquisas”, pontuou. “Nós, do PMDB, sabemos que eleição é igual mineração, só depois da apuração. A grande pesquisa pra nós é o dia da eleição.”

Mais contido que José Nelto, Major Araújo não acusou os institutos de venderem pesquisas, mas afirmou que o que vê nas ruas é diferente do que é mostrado pelas pesquisas. “Eu, não contestando os institutos, acredito que eles estão destoando da realidade que nós vemos todo dia nas ruas. A aceitação do Iris é grande, o voto nele é de gratidão, sobretudo pelo que ele já fez em Goiânia; e de confiança, das pessoas que sabem que ele faz, realiza, resolve os problemas, é o mais lúcido de todos, o mais corajoso”, defendeu.

“Se nós olharmos nas ruas também o cenário não mostra uma diferença apertada, mostra que a grande preferência é por Iris Rezende”, disse o candidato à vice. “O povo reconhece o trabalho que ele já fez, aprova, não quer arriscar com aquele que ele não conhece e essa é a tendência entre o eleitorado. Eu não tenho dúvidas que seremos os grandes vencedores dessa eleição”, concluiu.

Já no primeiro programa de TV de Iris para o segundo turno e em várias pílulas divulgadas na última quarta-feira (12/10) era possível ver menções à pesquisa que dava ampla frente do peemedebista.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.