Campanha de Antônio Gomide aciona PF após propagação de fake news nas redes sociais
04 setembro 2024 às 11h05
COMPARTILHAR
A Coligação Amor Por Anápolis (formada pela Federação Brasil da Esperança e Federação Rede/PSOL) acionou a Justiça após identificar a propagação de fake news contra o candidato a prefeito pelo município, Antônio Gomide (PT). As falsas informações, conforme a coligação, foram disparadas em massa por meio de aplicativos de mensagens.
LEIA TAMBÉM
Eleições 2024: PF investiga 68 crimes eleitorais praticados em Goiás
Ex-deputado federal é preso pela PF por crimes eleitorais
O advogado da coligação, Colemar José de Moura Filho, afirmou que a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP) também foram acionados para investigar a autoria do crime. Ainda de acordo com o defensor, se trata de um conteúdo negativo e de ofensa à honra de Gomide.
“Para apuração das responsabilidades de mais chato criminoso, tudo para buscar os responsáveis e especialmente quem está tendo ou tentando ter benefício eleitoral com tal fato”, concluiu.
Crimes eleitorais Goiás
Goiás tem 75 crimes eleitorais em apuração pela PF, o que o torna o 6º estado com o maior número de inquéritos policiais deste tipo em andamento no país. Os casos ocorreram entre 16 de agosto de 2023 e 20 de agosto de 2024, conforme a corporação.
Apenas neste ano, a PF instaurou 59 procedimentos envolvendo irregularidades no âmbito eleitoral em Goiás, como a divulgação de fake news. O estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro (271), Paraná (150), São Paulo (119), Sergipe (92) e Ceará (84), que figuram entre os oito maiores colégios eleitorais do país, com exceção de Sergipe, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).