Campanha abre vacinação contra gripe para todos os grupos prioritários

Em Goiânia, 92,5% das pessoas que integram os grupos já foram imunizadas. Ainda restam cerca de 20 mil doses

Vacina contra gripe | Foto: Reprodução

A campanha de vacinação contra a gripe passa a imunizar, a partir desta segunda-feira (14/5), todas as pessoas que se encaixem em algum dos grupos prioritários. A campanha vai ate o próximo dia 1º de junho.

No último sábado (12/5), foi realizado em todo o País o “Dia D” de vacinação contra gripe. Em Goiânia, onde a campanha foi antecipada pelo risco de surto de H1N1, 92,5% da população que tem prioridade já foi vacinada.

Para o dia D da capital, o Ministério da Saúde disponibilizou 38 mil vacinas. Destas, restam cerca de 20 mil para seres distribuídas até o dia 1º de junho.

Podem ser imunizados crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres no ‘pós-parto’, idosos, trabalhadores de saúde, professores e pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais.

A vacina oferecida na rede pública de Saúde protege contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pode estudar abrir vacinação para a população em geral apenas se toda os segmentos considerados prioritários estiverem com índice acima de 95%.

Segundo dados atualizados, 112% dos idosos de Goiânia já foram imunizados. Entre os trabalhadores da área da saúde, o índice é de 107%, mulheres de resguardo 67%, gestantes 57%, crianças 60% e professores 86%. Os índices são calculados com base na população aferida no ano passado. O número de portadores de doenças crônicas já vacinados é de 90 mil na capital.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Derroba

112% dos Idosos e 107% dos trabalhadores da saúde??
Meu portugueis é brabo mais é a matemática que me derroba