Caminhão coletor de lixo atola em rua de Aparecida de Goiânia

22 janeiro 2022 às 12h30

COMPARTILHAR
Além do problema causado pela permanência do caminhão no meio da rua, uma das principais da região, o lixo coletado antes do atolamento já gerava mau cheiro. Caso foi mostrado pelo ex-vereador Paulo Magalhães

Um caminhão coletor de lixo atolou na Rua dos Missionários, no Jardim Maranata, em Aparecida de Goiânia. O lamaçal impediu a circulação do veículo na tarde de sexta e até amanhã deste sábado, 21, ele ainda continuava no local, segundo vídeo publicado nas redes sociais pelo ex-vereador Paulo Magalhães (DEM). Primeiro suplente pelo Democratas, Paulo disse que recebeu o vídeo por meio do Whatsapp. Na gravação, um cidadão conta que, além do problema causado pela permanência do caminhão no meio da rua, uma das principais da região, o lixo coletado antes do atolamento já gerava mau cheiro.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Aparecida de Goiânia tem 38 bairros com ruas sem asfalto. A lista inclui o Jardim Buriti Sereno, segundo maior bairro do município; o Jardim Palmares, localizado ao lado do Polo Empresarial, Park Itamaraty, Alvorada Sul e, entre outros, o Rosa dos Ventos II. “Aos poucos os goianienses vão conhecendo a atual realidade da periferia da cidade. Os cidadão começam a sentir falta do ex-prefeito Maguito Vilela, época em que se investia pesado na infraestrutura e na qualidade de vida dos aparecidenses”, afirma Paulo Magalhães.
Maguito Vilela (MDB), o 31º prefeito eleito de Goiânia, morto no dia 13 de janeiro de 2021 em decorrência de complicações do Coronavírus (Covid-19), geriu Aparecida entre 1º de janeiro de 2009 e 1º de janeiro de 2017. O emedebista é considerado uma dos melhores prefeitos da história da cidade e, segundo o próprio atual chefe do Executivo aparecidense, Gustavo Mendanha (sem partido), construiu as bases para que Aparecida se desenvolvesse. À frente da Prefeitura de Aparecida, Maguito investiu mais de R$ 800 milhões em obras na infraestrutura, saúde, educação e no social. Foi o maior volume de investimento da história do município. Em termos comparativos, 115 bairros foram pavimentados na gestão de Vilela. Desde o início da gestão de Mendanha, em 1º de janeiro de 2017, foram apenas 30.
Além da pavimentação, entre outras obras, Maguito assina a construção do hospital municipal da cidade, com 220 leitos; de três Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 40 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), 33 ginásios de esportes nas dependências de escolas municipais e implantação de quatro escolas com educação integral, além da reforma ou ampliação de todas as 59 unidades escolares do município. O pai de Daniel Vilela (MDB), pré-candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado (DEM), foi eleito em 2008 com 81% dos votos válidos e encerrou a mandato com 70% de aprovação.
Esta semana, Paulo também mostrou a má qualidade estrutural no Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Nova Era, localizado na Vila São Tomaz, Aparecida de Goiânia. As imagens divulgadas pelo ex-vereador mostram pontos de alagamento, acúmulo de lixo, mofos nas paredes, entre outros problemas. “A realidade é bem diferente do que propagam, muitos cidadãos ainda sofrem com falta de estrutura e qualidade dos serviços públicos”, destaca.