Câmara Municipal recebe audiência Pública sobre uso medicinal da Cannabis

Aberta à comunidade, a reunião deverá ouvir especialistas, pesquisadores e pacientes

canabidiol é uma das substâncias químicas encontradas na Cannabis | Foto: Maj. Will Cox/ Georgia Army National Guard

Nessa quinta-feira, 21, o vereador Lucas Kitão (PSL) realiza na Câmara dos Vereadores de Goiânia uma audiência pública sobre a utilização medicinal da Cannabis.

Dentre os convidados, estão profissionais da área da saúde, como médicos, farmacêuticos, pesquisadores da UFG, representantes de Associações de Apoio e Incentivo à Pesquisa, como a Ágape Medicinal, pacientes e familiares.

O debate não deverá abordar uso recreativo da planta, mas sim tratar da importância dela no auxílio para o tratamento de doenças como Alzheimer, fibromialgia, dentre outros inúmeros diagnósticos em que a Cannabis compõe o arsenal terapêutico.

“Queremos desmitificar o uso recreativo, diferenciar a droga do medicamento. É nosso maior desafio. Vamos discutir casos práticos de sucesso de pessoas que fizeram tratamento com Cannabis em várias enfermidades. E ver em que o município pode ajudar essas pessoas”, afirma o Kitão.

“Sugiro um projeto de lei, com assinatura de todos. Discutir artigo por artigo desse projeto e colocar responsabilidades a mais para o município. Zelar por essas pessoas que não têm condições, mas tem prescrição médica ou autorização judicial, enquanto o Congresso e a Presidência define a regulamentação. Assim como tem feito a Anvisa, reconhecendo esses benefícios, flexibilizando o uso desses medicamentos”, disse o parlamentar.

A Fiocruz contabiliza, ao menos, oito mil pessoas autorizadas a utilizar medicação com composição da planta no Brasil.

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.