Câmara de Goiânia cria medalha para homenagear sertanejos

07 outubro 2015 às 12h34

COMPARTILHAR
Diás atrás foi apresentado requerimento concedendo título de cidadão goianiense a Eduardo Costa. Agora, projeto aprovado em primeira votação refere-se a Tião Carreiro

Dias após o vereador Mizair Lemes Júnior (PMDB) apresentar requerimento pedindo a concessão de título de cidadão goianiense ao cantor sertanejo mineiro Edson Vander da Costa Batista, o Eduardo Costa, a Câmara Municipal de Goiânia aprovou em primeira votação, nesta semana, o projeto que cria a Medalha José Dias Nunes – O Rei da Viola, em referência ao nome de batismo de Tião Carreiro, nascido em Monte Azul (SP).
Agora, a matéria segue para a Comissão de Educação, Cultura e Ciência. Depois, vai para segunda e última apreciação em plenário. A homenagem foi proposta por Célia Valadão (PMDB), também cantora. Segundo a matéria, cada vereador poderá indicar um artista ou dupla sertaneja para receber a medalha.
O texto diz que as sessões especiais serão realizadas anualmente em outubro — mês em que Tião Carreiro faleceu. O sertanejo morreu no dia 15 daquele mês, em 1993. Ele é referência no gênero e fez sucesso ao lado do colega Pardinho, já falecido.
A preferência dos vereadores pelo estilo musical pôde ser vista no dia do velório do cantor Cristiano Araújo, morto em acidente automobilístico em junho. Paulo Magalhães (SD), por exemplo, solicitou a suspensão da sessão plenária para que todos os colegas pudessem ir ao cemitério. Os trabalhos, que deveriam ser encerrados às 12h30, acabaram uma hora e meia antes.