Câmara de Goiânia aprova título de cidadania para presidente da Record TV
21 setembro 2017 às 14h11

COMPARTILHAR
Natural do Rio de Janeiro, Luiz Cláudio é jornalista e bacharel em Direito

Apresentado pelo vereador Rogério Cruz (PRB), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou a concessão do título honorífico de Cidadão Goianiense ao presidente do Grupo Record, Luiz Cláudio Costa.
Para Rogério Cruz, pela folha de serviços relevantes prestados por Luiz Cláudio, “nada mais justo do que lhe outorgar o honroso título”.
Luiz Claudio Costa é bacharel em Direito, jornalista e administrador. Iniciou sua carreira na área de comunicação em 1992 no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, onde ficou até o início de 1994. No mesmo ano dirigiu a TV Record de Goiás. Em 1995 foi transferido para a TV Record de São José do Rio Preto. Permaneceu por dois anos nesta emissora. Em Goiás e São José do Rio Preto seu trabalho fundamentou-se na implantação da estrutura e cultura da Rede Record.
Em 1997 foi para Santa Catarina com a responsabilidade de dirigir as três emissoras do estado: TV Cultura de Florianópolis, TV Vale de Itajaí e TV Xanxerê. No ano de 1998 assumiu a Record Rio de Janeiro, iniciando uma nova fase em sua carreira. Nesta emissora o seu trabalho foi mais focado na programação, que começava a ganhar destaque no cenário nacional. Um ano depois, já com a programação consolidada no Rio de Janeiro, assumiu o cargo de gestão na sociedade entre a Record e a RIC Paraná.
Em 2000 foi para Minas Gerais, onde inaugurou as instalações atuais da TV Record da capital mineira. Em meados de 2001, Luiz Claudio assumiu a direção nacional de programação e operações em São Paulo. Neste período também foi responsável pela programação da Record Internacional, tendo realizado o lançamento das operações nos Estados Unidos.
No final de 2002, assumiu a direção nacional de afiliadas. Foi responsável pela ampliação da Rede de afiliadas da Rede Record de Televisão. Em 2004 foi para outra emissora do grupo, a Rede Mulher. Em 2006 assumiu a direção da Editora do Grupo Record no Rio de Janeiro, voltando assim à área gráfica.
Para a aquisição pela Record, do Correio do Povo, centenário jornal gaúcho, da Rádio Guaíba e da TV Guaíba, Luiz Claudio assumiu a vice-presidência do Grupo de Comunicação no Rio Grande do Sul em 2007. Pouco tempo depois alcançou a presidência permanecendo até 2009, quando assumiu a direção geral da Record Brasília, onde contribuiu para sua consolidação como uma das mais fortes emissoras da Record no Brasil.
Em 2011, foi eleito presidente da ABRATEL (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), cargo que exerceu até junho deste ano. Atualmente é vice-presidente de televisão da instituição
No ano de 2013 assumiu a presidência do Grupo Record. Luiz Claudio Costa acredita e trabalha para que os meios de comunicação não sejam apenas uma via de informação, mas um canal aberto de interação entre os meios e o povo. Uma das questões que tem abordado em suas palestras e participações é a TV do século XXI.