Câmara cria plano para inclusão de autistas na rede municipal de ensino
21 fevereiro 2022 às 18h38

COMPARTILHAR
Rede Municipal de Educação de Goiânia conta com 108 mil estudantes, destes 649 são autistas
A Câmara Municipal vai criar um grupo de trabalho para colaborar com a revisão e qualificação do plano de integração de autistas na rede pública municipal. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, 21, durante audiência pública para discutir sobre o espectro, o preconceito na educação e o preparo das escolas para inclusão de crianças portadoras do transtorno. A Rede Municipal de Educação de Goiânia conta com 108 mil estudantes, destes 649 são autistas.
Na audiência, a vereadora Sabrina Garcez (PSD) solicitou esclarecimentos sobre o caso do menino Bento, de 9 anos, aos Conselhos Regionais de Educação (Estadual e Municipal) e ao Sindicato das Escolas Privadas, em razão de ele ter tido a matricula cancelada em uma escola particular. A pessedista disse que vai estudar para adaptar a legislação a respeito do tema. Além dela, o vereador Willian Veloso defendeu a ação incisiva para combater situações lamentáveis como o caso do menino Bento. “A lei assegura direito da pessoa com deficiência à educação”, afirmou o parlamentar.
O superintendente pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), professor Marcelo Ferreira, esclareceu que a pasta já iniciou um trabalho de revisão e de qualificação da proposta de inclusão da rede municipal de Educação. Além dos 649 estudantes já matriculados, a Prefeitura de Goiânia pretende criar outras 200 vagas para os portadores do transtorno do espectro autista (TEA).
O presidente do Núcleo de Apoio e Inclusão do Autista NAIA, Marcelo Oliveira, pai de uma menina autista de 11 anos, explicou que a assistência municipal não está boa e os pais e mães precisam se expor, vir a público e cobrar soluções das autoridades. O encerramento da reunião ficou com o autista Daniel Oliveira, de 32 anos, ao fazer homenagem a mãe do Bento, pela coragem de expor o caso, além de deixar mensagem de esperança de que é possível vencer e construir o próprio caminho.