Prefeito vai passar três dias na Espanha, em evento patrocinado pelo BID. Petista vai fazer outra viagem para fora do País, mas destino não foi informado

Foto: Renan Accioly
Paulo Garcia teve pedidos de afastamento aprovado na Câmara | Foto: Renan Accioly

Barcelona, Bilbao e Madrid, na Espanha, serão os destinos do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), entre os dias 19 e 27 de fevereiro de 2015. Nesta terça-feira (16/12), a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o pedido de afastamento do petista do Paço Municipal durante o período.

Paulo Garcia viaja ao exterior para participar de fórum patrocinado pelo Banco Internacional do Desenvolvimento (BID), instituição financeira a qual a administração municipal contrai empréstimos. Um deles foi para o projeto de expansão do Macambira-Anicuns, idealizado em 2003 pelo ex-prefeito Pedro Wilson (PT), mas que saiu do papel em meados de 2011, a partir de assinatura de contrato Banco.

Um detalhe curioso é que foi aprovado em primeira votação nesta terça-feira o projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar novo empréstimo de R$ 482 milhões. Mas desta vez com o Credit Suisse, justamente para pagar a contrapartida da prefeitura na obra do Macambira-Anicuns e do BRT Norte-Sul.

Em 2012 foi aberta a licitação para a execução da primeira etapa dos trabalhos. A vencedora foi a Empresa Sul Americana de Montagens S/A (Emsa), ao valor de R$ 185 milhões. Pouco mais de três meses depois, a empresa pediu aditivo no contrato solicitando a revisão da data de entrega — até então o prazo era de 210 dias — e do valor a receber.

Na sessão de hoje, também foi autorizado outro pedido de afastamento. O projeto de número 520, assinado por Paulo Garcia, solicitou à Casa que ele se ausente do País entre 12 e 14 janeiro do ano que vem. O texto, que não detalha o destino, diz apenas que o prefeito vai “tratar de assuntos de ordem pessoal”.