Câmara aprova projeto que permite Prefeitura criar centros de reabilitação para vítimas da Covid
10 junho 2021 às 12h43
COMPARTILHAR
Autor da matéria, vereador Edgar Careca, argumenta que “a luta pela recuperação total da Covid-19 não acaba com a alta hospitalar, ou com a cura da doença. Muitos pacientes que já concluíram o ciclo de manifestação do coronavírus apresentam lesões e sequelas da doença”
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, na manhã desta quinta-feira, 10, em fase de primeira discussão e votação, um projeto de lei de autoria do vereador Edgar Careca (PMB). A matéria autoriza o Poder Executivo a criar centros de reabilitação e pesquisa para pacientes vítimas da Covid-19.
De acordo com o texto, esses centros serão compostos por uma equipe multidisciplinar para atendimento de pacientes que concluíram o ciclo de manifestação do vírus, que apresentaram lesões e sequelas da doença e que necessitam de acompanhamento clínico com o intuito de minimizar os efeitos colaterais da Covid-19.
As equipes serão compostas por profissionais da área médica que prestarão atendimento especializado de fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, oftalmologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, cardiologia, psicologia, psiquiatria e assistência social.
Em justificativa, o parlamentar argumentou que além de proporcionar aos pacientes avaliação qualificada dos diversos impactos da doença no organismo, a matéria também busca reabilitar pessoas que desenvolveram dificuldades diversas.
“A luta pela recuperação total da Covid-19 não acaba com a alta hospitalar, ou com a cura da doença. Muitos pacientes que já concluíram o ciclo de manifestação do novo coronavírus apresentam lesões e sequelas da doença, por isso, necessitam de acompanhamento clínico para que consigam retomar as atividades normais. Falta de ar, cansaço, dores articulares e musculares, alterações neurológicas, perda de cabelo, perda de paladar e olfato”, enumerou o autor da proposta.