Câmara aprova instalação do botão de pânico nas escolas municipais de Goiânia
21 outubro 2020 às 12h39

COMPARTILHAR
Medida tem caráter preventivo. Botão deverá ser acionado quando diagnosticado pelo responsável pela unidade de ensino algum perigo iminente entendido como ameaça de violência ou atentado nas escolas

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em fase de segunda discussão e votação, na manhã desta quarta-feira, 21, um projeto de Lei de autoria da vereadora Cristina Lopes (PL) que autoriza a prefeitura a disponibilizar aos diretores de escolas municipais de Goiânia o dispositivo de segurança popularmente conhecido como “botão do pânico”.
De acordo com o texto, a medida tem caráter preventivo e deverá ser utilizado quando diagnosticado pelo diretor ou responsável pela unidade de ensino algum perigo iminente, entendido como ameaça de violência ou atentado nas escolas.
Ao ser acionado, o botão irá disparar um alarme junto ao Centro de Operações da Prefeitura de Goiânia, coordenado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), que deslocará a equipe mais próxima até o local em caráter de urgência.
Em justificativa, Cristina destacou que a matéria tem o objetivo de criar a possibilidade de diminuir a proporção de atentados contra escolas. “É nosso dever proteger nossos alunos e professores”, pontuou. A matéria seguirá agora para análise do Poder Executivo deverá optar pela sanção ou veto.