Câmara aprova incluir direitos humanos nas diretrizes da educação básica

23 junho 2017 às 11h05

COMPARTILHAR
Projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como objetivo deixar claro o conteúdo nas escolas
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 256/11, do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), que inclui os direitos humanos como diretriz a ser observada pela educação básica (ensinos fundamental e médio).
O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96) e segue, agora, para o Senado a não ser que haja recurso para análise pelo Plenário.
Segundo o deputado, os princípios fundamentos dos direitos humanos não são suficientemente conhecidos, em parte porque a LDB não determina com clareza que os conteúdos curriculares da educação básica devem ter por diretriz sua difusão.
A comissão acompanhou o voto do relator, deputado Luiz Couto (PT-PB), pela constitucionalidade e juridicidade do texto. Segundo Couto, a proposta em nenhum momento atropela os princípios gerais do Direito brasileiro. (Câmara Notícias)