Texto segue para análise de uma das comissões temáticas da Casa e deve voltar ao plenário para a segunda votação

Câmara Municipal de Goiânia | Foto: Fábio Costa/ Jornal Opção

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou em primeira votação um projeto de autoria da vereadora Priscilla Tejota (PSD) que autoriza o poder Executivo a declarar cidades-irmãs Goiânia e Xinzhou, na província de ShanXi, no norte da China.

De acordo com a autora,  o objetivo é estreitar as relações entre os municípios nas áreas econômicas, culturais, sociais e de educação. Ano passado a vereadora, juntamente com o vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, entregou ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, uma carta de intenção que recebeu do prefeito de Xinzhou, na qual ele expressava o desejo de fortalecer a troca de experiências entres as duas cidades.

“Todas as cidades chinesas de grande porte solicitam termos de cooperação e a partir dessa parceria firmada eles disponibilizam verbas para receber eventos culturais, visitas, feiras técnicas, entre outras atividades”, argumentou Priscilla ao ressaltar que a oficialização das cidades-irmãs pode acelerar o intercâmbio entre as regiões. “A aproximação econômica entre as duas cidades alcançará investimentos nas áreas de tecnologia, mobilidade e infraestrutura”, explicou Priscilla Tejota.

Quando duas cidades se tornam “irmãs”, é possível estabelecer um laço de cooperação em diversas áreas, independente do governo federal. Para que isso ocorra é necessário que ambas tenham características semelhantes, como número de habitantes, tamanho e setor econômico.

O projeto segue para analise de uma das comissões temáticas da Casa e deve voltar ao plenário para a segunda votação.