Câmara sugere ampliação do horário de funcionamento dos museus de Goiânia

15 março 2025 às 11h18

COMPARTILHAR
A Câmara de Goiânia aprovou um requerimento nessa quarta-feira, 12 de março, que diz respeito ao horário de funcionamento de museus e equipamentos do turismo municipal da capital. A partir de agora, de quarta a sábado, os museus funcionarão até às 20h.
“Acreditamos que os equipamentos culturais de Goiânia devem estar disponíveis para a maior parte de estudantes, trabalhadores e famílias. Com maior tempo aberto, especialmente nos finais de semana e à noite”, disse o vereador Fabrício Rosa (PT), autor do requerimento.
De acordo com ele, a população da capital precisa e merece conhecer os museus que existem nesse espaço. “O Museu Pedro Ludovico Teixeira, o Museu de Arte de Goiânia, o Museu da Imagem e do Som; mas para isso eles têm que estar abertos em horários mais acessíveis”.
O documento sugere que a Secretaria Municipal de Cultura, por intermédio de seu Secretário, Uugton Batista da Silva, altere o horário de funcionamento. De forma que todo tipo de acervo seja acessível a todas as pessoas que circulam pelo Município de Goiânia.
Horário de funcionamento
Caso a Secretaria Municipal de Cultura decida seguir a sugestão do requerimento, os horários e dias de funcionamento ficarão da seguinte forma:
- Quarta-feira a Sábado, das 8h às 20h
- Domingo, das 12h às 18h
“Nós temos certeza de que ampliando um pouco o horário, como já aconteceu em outras cidades, haverá uma promoção melhor de cultura e educação. E isso também vai fazer com que aumente o fluxo de visitantes, inclusive turistas”, defende Fabrício Rosa.

O vereador ainda argumenta que em São Paulo, por exemplo, o Masp funciona até as 21h. E que outros museus, em outras grandes capitais, também funcionam no período noturno, especialmente nos finais de semana. Por fim, ele destaca que essa é uma tentativa de aumentar a visitação “até porque os profissionais da área, como turismólogos e museologos tem pedido por esse incremento nas políticas públicas de acesso aos museus da cidade”.
Leia também
Câmara de Goiânia aprova prorrogação do Refis em primeira votação
Professor Edward e Fabrício Rosa aderem à criação da CEI da Saúde, e assinaturas já chegam a 8
Prefeito de Goiânia é convocado para primeira prestação de contas na Câmara