COMPARTILHAR

SES-GO informou que segue as determinações do Programa Nacional de Imunizações, para definição dos critérios de prioridade

Vacinação contra à Covid-19 | Foto: Reprodução

O calendário de vacinação em Goiás continua seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) disse ao Jornal Opção que o Estado segue as determinações do Programa Nacional de Imunizações, para definição dos critérios de prioridade.  Até o momento segue em vigor as orientações do Segundo Informe Técnico, que operacionaliza o processo de imunização.

Segundo a SES-GO, no documento fica recomendado que o calendário de vacinação em Goiás deve ser realizado com equipes volantes, nos próprios serviços de saúde priorizados para a vacinação, que seria os serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na referência para os casos suspeitos e confirmados.

Além disso, a SES-GO afirma que devem receber a vacina as instituições de longa permanência de idosos, residências inclusivas de pessoas com deficiência e em terras indígenas. “Para otimizar o tempo e não perder oportunidades, ao vacinar os idosos e as pessoas com deficiência, institucionalizados, é importante também incluir os trabalhadores de saúde que fazem parte do corpo técnico dessas instituições”, diz nota enviada pela pasta.