Os Jogos Universitários da UEG tem início hoje, 17, e segue até domingo, 21, em sete arenas da cidade de Caldas Novas (GO). Representantes de 27 câmpus e unidades universitárias da UEG, entre estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos vão estar nas disputas. Os jogos buscam incentivar a prática esportiva e a conscientização sobre a importância das atividades físicas, além de fortalecer a integração acadêmica, os valores esportivos e interculturais da universidade.

Serão disputadas 12 modalidades, entre coletivas e individuais. Entre as coletivas, estão basquetebol, futsal, voleibol, handebol, futevôlei e fut 7 (futebol society ) ⎯ todas nas categorias masculina e feminina ⎯, além do e-sports , com torneio de Valorant (participação mista). As disputas individuais incluem atletismo, natação, tênis de mesa e futmesa, que terão disputas no masculino e feminino, além do xadrez, que será realizado na categoria absoluto (sem divisão por gênero).

Apoio aos atletas e participação feminina

Os atletas que participam do torneio recebem da universidade uma bolsa no valor de R$ 600 para utilização durante a estadia na cidade, o que contribui para estimular a economia local durante a fase de competição.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG, profa. Sandra Máscimo, destaca que além de proporcionar um momento de integração e pausa na rotina acadêmica, os Jogos Universitários da UEG também funcionam como seletiva para competições importantes, como os Jogos Universitários Goianos (JUGs) e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ela afirma que muitos alunos já possuem uma trajetória esportiva antes de ingressar na Instituição e encontram no evento uma oportunidade de continuar suas práticas, seja de forma competitiva ou recreativa.

A profa. Sandra também enaltece a ampliação da participação feminina nos Jogos. “Estamos felizes em destacar o crescente espaço das mulheres em nosso evento, reforçando a identidade feminina em diversas modalidades esportivas. O apoio da UEG aos nossos atletas é uma demonstração do compromisso da atual gestão em reconhecer, apoiar e promover o esporte universitário. Vale lembrar que essa iniciativa é financiada exclusivamente com recursos próprios da instituição”, afirma.

Encontro das Atléticas

Como parte da programação dos Jogos Universitários, a UEG realiza também o 1º Encontro das Atléticas, nos dias 18 e 19 de setembro. A iniciativa inédita tem como objetivo integrar, valorizar e fortalecer as associações atléticas acadêmicas, reconhecendo seu papel na vida universitária: do incentivo ao esporte ao desenvolvimento estudantil, passando pela promoção de pertencimento e projetos de impacto social.

Em parceria com as próprias atléticas, o encontro oferecerá espaço de diálogo, troca de experiências, atividades de lazer, competições e construção coletiva de estratégias, ampliando o alcance de suas ações dentro da universidade e junto à sociedade.

Leia também: Goiânia recebe competição nacional de jogos universitários em maio