Caldas Novas recebe 2º Festival de Teatro Razões Para Sonhar

Evento acontece em diferentes locais da cidade nos dias 14, 15 e 16 de março, com seis espetáculos gratuitos

Peça Clowns-Tô-Folia faz parte da programação do Festival Razões Para Sonhar, que acontecem em Caldas Novas a partir de segunda (14/3) | Foto: Luria Correa

Peça Clowns-Tô-Folia faz parte da programação do Festival Razões Para Sonhar, que acontecem em Caldas Novas a partir de segunda (14/3) | Foto: Luria Correa

Pontos turísticos de Caldas Novas se tornarão palco de espetáculos gratuitos de segunda (14) a quarta-feira (16). A cidade recebe a segunda edição do Festival de Teatro para a Infância e a Juventude – Razões Para Sonhas, com seis peças.

A Anthropos Companhia de Arte é a responsável pelo festival, que tem a intenção de levar arte e alegria à população e turistas da cidade. Razões Para Sonhar, de acordo com o grupo, é uma ação que busca interiorizar a produção cultural goiana, com o fomento de novos processos culturais na transformação social.

Os espetáculos tem como foco o público infanto-juvenil, com obras de artistas de reconhecimento local e nacional. As atividades do festival acontecem pela manhã e tarde dos três dias, com entrada gratuita, nos pátios de cinco escolas municipais. O encerramento será realizado na Praça do Cerrado, no Bairro Bandeirantes.

Patrocinado pela Papelaria Tributária e Burger King (King Food), o festival participa da Lei Goyazes (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), com apoio da Prefeitura de Caldas Novas, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Fazem parte da programação 12 apresentações artísticas, seis espetáculos teatrais, três oficinas de iniciação artística para a comunidade e um curso de capacitação para professores. A realização do festival explica que o principal é sensibilizar e desencadear ações eficazes na ativação da imaginação, transformação da realidade e ressignificação do contexto social.

Constantino Isidoro, diretor artístico e um dos idealizadores do evento, o festival é um sonho que se torna realidade. De acordo com ele, o Razões Para Sonhar é uma oportunidade dos participantes irem ao encontro da comunidade, “ratificando, assim, a vocação humanista da arte, principalmente a do teatro, que é a de interferir efetivamente na construção de uma sociedade capaz de refletir sobre si mesma”.

A diretora geral do projeto, Raquel Bittencourt, diz que o projeto valoriza a arte como “instância importante e fundamental para o desenvolvimento das capacidades cognitivas de sociabilidade, conhecimento e criação de crianças e jovens”.

“Nosso principal cuidado é o de levar para estas comunidades de Caldas Novas o que temos de mais qualidade em termos de espetáculos e de profissionais capazes de fazer essa ligação entre o universo das artes e da educação formal”, afirmou Raquel.

Festival de Teatro Razões Para Sonhar

Onde: Caldas Novas (GO)

Data: de 14 a 16 de março (segunda a quarta-feira)

Entrada gratuita

Espetáculos

14 de março (segunda-feira)

10h e 15h – CLOWSTROFOLIA

Local:  Escola Municipal Edith Ala (Av. das Brisas, Qd.17 – Parque das Brisas)

10h e 15h – ADOLETA MUSICAL

Local: Escola Municipal Mather Isabel (Praça das Nações Uindas, S/N – Setor São José)

15 de março (terça-feira)

10h e 15h – PALHAÇA CAÇAROLA

Local: Escola Municipal Orlando Rodrigues da Cunha Jr. (Rua 53, Itaguaí II)

15h – HISTÓRIAS PARA SONHAR ACORDADO

Local: Escola Municipal Prof. Zico Batista (Rua Jovelina de Melo, nº 12 – Parque Real)

16 de março (quarta-feira)

10h e 15h – DOIS PATETAS ESPATIFADOS

Local: Escola Municipal Orozina Maria (Rua dos Pirineus, Qd. 36 – Jardim Serrano)

14h e 16 h – Encerramento com VIAGEM AO CORAÇÃO DA CIDADE

Local: Praça do Cerrado (Bairro Bandeirantes)

Deixe um comentário