No próximo dia 21 de agosto, às 20h, o Teatro Belkiss Spencière da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC UFG) será palco de uma apresentação especial. Professores do Instituto Cajuzinhos do Cerrado, acompanhados por músicos das Orquestras Sinfônica de Goiânia e Filarmônica de Goiás, se unirão em um concerto que promete emocionar o público. Sob a regência da maestra Katarine Araújo, o repertório incluirá músicas clássicas e composições regionais, com duração de uma hora e meia.

A iniciativa partiu dos próprios músicos das duas orquestras e ocorre em um momento crucial para o Instituto Cajuzinhos do Cerrado, que sofreu uma redução de 90% em seu orçamento no último mês de julho. Com mais de 100 alunos atendidos e cerca de 200 vagas ofertadas entre coral, orquestra e aulas de diversos instrumentos, o Instituto necessita de um orçamento mínimo de R$ 10.000,00 mensais para continuar suas atividades.

O evento, que será gratuito, tem como objetivo sensibilizar o público para a necessidade de apadrinhamento financeiro dos estudantes. A continuidade dos estudos musicais dos 130 inscritos depende desse apoio, que também contribuirá para a transformação psicológica, social e cultural dos alunos.

Além de promover a música, o concerto busca dar maior visibilidade ao Instituto, com a expectativa de atrair novas parcerias e patrocínios de empresas comprometidas com a cultura, a música e a educação em Goiás.

Instituto Cajuzinhos do Cerrado

Fundado em 2017 pelo educador musical Igor Monteiro, o Instituto Cajuzinhos do Cerrado é uma organização sem fins lucrativos que visa democratizar o acesso à cultura e à música para crianças e jovens da periferia e zona rural de Goiânia e Teresópolis de Goiás. O projeto se destaca por seu enfoque transdisciplinar no ensino musical, promovendo uma educação integral que compreende o ser humano em toda a sua complexidade.