Cairo Salim diz que formação superior não garante emprego e é vaiado em comissão na Assembleia

Deputado criticou o “sonho do ensino superior” no País e disse que a solução para o desemprego é a educação técnica

Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Durante visita do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Ivano Devilla, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, na Assembleia, o deputado estadual Cairo Salim (Pros) foi vaiado, durante sua fala. O parlamentar, dentre outras coisas, criticou o “sonho do ensino superior” no País e disse que a solução para o desemprego é a educação técnica.

“Um dos grandes erros do nosso País e dos últimos governos, o federal, inclusive, é despertar esse sonho [de ensino superior], que é uma ilusão. São milhões de pessoas desempregadas, muitas delas com curso superior, sendo que o curso técnico, esse sim, deve ser a solução do nosso País”, disse sob vaias.

Segundo Salim, o curso técnico é, inclusive, a solução adotada nos Estados Unidos, país onde faz curso superior quem é da elite e tem muito recurso financeiro. “Não adianta nada ter 100 mil advogados passando fome. Precisamos ter bons técnicos. Esses sim serão abrigados pelo mercado de trabalho”, afirmou o parlamentar que é formado em direito.

Audiência

O reitor não comentou sobre a opinião de Salim. A visita de Ivano à Casa de Leis fez parte de uma audiência pública, em que ele pede auxílio dos parlamentares para garantir um melhor orçamento para a instituição.

Na ocasião, ele afirmou ter que a entidade recebeu um terço a menos que o pedido. Além disso, o catedrático pontuou que o recurso é hoje o principal motivo da turbulência vivida pela UEG. “O que temos feito hoje é a otimização dos recursos que nos foram enviados”.

Ainda segundo ele, foi necessário renegociar contratos com fornecedores, reduzir custos com impressão e mais. “Peço a ajuda dos senhores com apoio de vocês ao projeto de reestruturação da UEG, com a destinação de emendas parlamentares para a universidade e com apoio para que o orçamento de 2020 seja maior do que o que está previsto”, disse.

Uma resposta para “Cairo Salim diz que formação superior não garante emprego e é vaiado em comissão na Assembleia”

  1. simonia costa disse:

    não vejo nenhuma incoerência nas palavras do parlamentar Cairo Salim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.