O governador Ronaldo Caiado (UB) visitou, na manhã desta quinta-feira, 29, as obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA). Alvo de ações de embargos por parte do PSDB, o Hospital está previsto para iniciar as atividades a partir do final do ano que vem. A visita contou ainda com a presença dos cantores sertanejos Gusttavo Lima e da dupla Maiara e Maraisa.

O cantor sertanejo Gustavo Lima apadrinhou o Hospital Cora e comemorou o andamento das obras | Foto: Leoiran/Jornal Opção

O cantor Gustavo Lima comentou sobre a estrutura do Hospital e disse que o CORA será responsável por salvar vidas. “A gente sabe da seriedade disso e também gostaria de convidar pessoas que tem condições de apoiar e a patrocinar uma obra tão importante”.

Em coletiva à imprensa, o governador apontou que as obras estão com mais de 46% de execução e destacou a importância do hospital para o Estado. “Eu não posso imaginar o que move uma pessoa tentar embargar uma obra dessa. É totalmente desumano, é inimaginável alguém tentar embargar uma obra que tem o menor preço do menor valor por metro quadrado com a planta mais sofisticada que existe no mundo”, disse Caiado

“Graças à economia e gestão que o governador fez ao longo da gestão, essa obra é tocada sem a dependência de nenhum investimento”, disse o secretário de Saúde Sérgio Vencio.

A dupla sertaneja Maiara & Maraisa lembrou do histórico de câncer da família e falou sobre a importância das obras. “Teremos o início da ala infantil muito em breve e Goiás precisa desse apoio para ajudar as famílias com câncer. Nós apoiamos o CORA”, disse.

CORA

A unidade de saúde será o primeiro hospital público de Goiás exclusivamente dedicado ao tratamento contra o câncer e possui projeto inspirado no Hospital do Amor – Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo. Terá 148 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia e centro de exames, além de uma proposta inédita de alojamento para as famílias de pacientes.

Com investimento de R$ 424,71 milhões, a unidade terá 148 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica.

Complexo Oncológico de Referência de Goiás – CORA terá 44 mil metros de área construída

O CORA comportará procedimentos de alta complexidade, como transplante de medula óssea. O complexo contará ainda com leitos para internação de adultos, ala de prevenção e um alojamento para receber familiares de paciente.

Este será o primeiro hospital público de Goiás exclusivamente dedicado ao tratamento contra o câncer, uma vez que a instituição que atualmente é referência no estado, o Hospital Araújo Jorge, é mantida por entidade filantrópica.

Leia também:

Cora será fundamental para tratar crianças com câncer. Ninguém tem o direito de ficar contra

Só um canalha tentaria impedir a construção de um hospital para tratar câncer em crianças, afirma Caiado