COMPARTILHAR

O governador Ronaldo Caiado (UB) deve ir para Brasília na manhã desta quarta-feira, 30, para uma reunião emergencial com o Fórum de Governadores sobre o tarifaço do presidente americano Donald Trump sobre produtos brasileiros, que entra em vigor nesta semana. A reunião foi pedida pelo próprio Caiado ao líder do Fórum, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, que avalizou o encontro.

Caiado está na cidade de Goiás para os eventos da transferência da capital, que encerram nesta quarta-feira. Ele deve deixar a cidade no início da manhã e ir direto para Brasília para a reunião, que está marcada para 9h.

O governador de Goiás tem buscado marcar posição frente às tarifas impostas por Trump, que acontecem em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil. De acordo com o chefe do Executivo estadual, o presidente Lula tem sido omisso e ineficiente no trato da questão, o que pode impactar a economia do país.

No último dia 22, Caiado chegou a se reunir com empresários no Palácio das Esmeraldas, quando anunciou linhas de crédito que serão usadas para enfrentar os impactos das tarifas impostas por Trump.

Ficou definido que empresários de setores de Goiás que serão afetados pelas tarifas que o presidente norte-americano pretende impor a partir de 1º de agosto ao Brasil terão acesso a três diferentes fundos de crédito, em uma estratégia do governo estadual para mitigar os prejuízos esperados com as novas taxas.

“De toda maneira, vamos continuar buscando o diálogo, vamos tentar continuar sempre com o objetivo de superar essas dificuldades, já que não tem o porquê dos nossos setores serem comprometidos. Sempre fomos parceiros do governo americano, sempre fomos alinhados do ponto de visto ideológico, de princípios democráticos, de economia de mercado. Esse lado do dialogo será buscado por nós”, disse o governador, na ocasião.

Leia também: Em reunião com empresários, Caiado define “frente tripla” de crédito para enfrentar tarifas de Trump