Caiado tem aprovação de 80% em Goiânia, Rogério Cruz é rejeitado por 50% e Lula não é aprovado por 37%
19 setembro 2024 às 16h52
COMPARTILHAR
O Opção Pesquisas avaliou a opinião dos eleitores goianienses em relação as administrações municipal, estadual e federal. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de setembro e foram entrevistados 852 eleitores da Capital sobre como avaliam os trabalhos de: Rogério Cruz (SD), prefeito de Goiânia; Ronaldo Caiado (UB), governador de Goiás e Lula da Silva (PT), presidente do Brasil.
A gestão de Rogério Cruz (SD) à frente da Prefeitura de Goiânia é avaliada negativamente por mais de 50% dos entrevistas. Responderam que a gestão é péssima 33,1% dos entrevistados, enquanto 17,6% avaliam como uma gestão “ruim”. Já a avaliação positiva é de 19,1%, quando somada “ótimo (6%)” e “bom (13,1%)”. Consideraram a administração regular 28,9% dos consultados.
A administração de Ronaldo Caiado (UB) possui a maior aceitação entre as avaliações. Somados, 80,3% dos eleitores consideram a administração “ótima” (40,4%) ou “boa” (39,9%). Apenas 1,4% a classificaram como “ruim” e 2,8% como “péssima”, reforçando o alto nível de aprovação de Caiado em Goiânia.
Já o governo federal apresenta um quadro mais polarizado. A administração de Luiz Inácio Lula da Silva é vista de forma negativa por 37,1% dos entrevistados, que a classificaram como “péssima”. Outros 11,4% avaliaram como “ruim”, enquanto 9,6% consideraram “ótima” e 16,1%, “boa”. A maioria, 25,2%, optou por classificá-la como “regular”.
O cientista político e professor universitário, Guilherme Alves, lembra que a avaliação positiva de Caiado também reflete na pesquisa de intenção de votos. “A presença de Caiado na campanha de Sandro Mabel (UB) surtiu efeito, tendo em vista a consolidação dele nas primeiras colocações empatado tecnicamente com Adriana Accorsi”, diz.
“Ronaldo Caiado é o maior cabo eleitoral de Goiânia e a avaliação de governo é a prova disso. Uma administração estadual que bate 80% de ótimo ou bom, reflete na avaliação de apoio e influência dele nas eleições”, analisa. Ele avalia ainda que uma presença maior de Caiado nos eventos de campanha de Sandro Mabel devem ocorrer a partir do segundo turno e que outras candidaturas podem experimentar uma desidratação.
Carvalho explica ainda que o cenário negativo para Rogério Cruz torna uma reviravolta eleitoral praticamente impossível. “Essa avaliação se reflete nas intenções de votos dele mostrado na pesquisa”, pontua.
Metodologia
Foram realizadas 852 entrevistas presenciais, com margem de erro máxima estimada em 3,5 pontos em 95% de confiabilidade. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-06793/2024. Sua autenticidade pode confirmada na página do Tribunal Superior Eleitoral na Internet, no endereço http://www.tse.jus.br, por meio do código o 96BA.4AD4.B151.C5F0.
Leia também:
Opção Pesquisas: com 25,7%, Sandro Mabel assume liderança das intenções de voto
Veja como eleitores de Goiânia avaliam as administrações federal, estadual e municipal