Pela primeira vez nos últimos 20 anos, governador é avaliado positivamente na capital. Condução responsável de líderes durante pandemia do coronavírus e sintonia entre gestões tem agradado a população

Iris Rezende e Ronaldo Caiado: aliados na política de Goiânia e na política de Goiás | Foto: Divulgação/Governo de Goiás

A pesquisa Serpes divulgada na noite deste domingo, 27, mostrou que as gestões do prefeito Iris Rezende (MDB) e do governador Ronaldo Caiado (DEM) são consideradas exitosas para a maioria da população da capital. O resultado apresentado mostra que o trabalho de parceria entre os dois gestores foi benéfico para ambos e agradou a população.

A gestão de Iris Rezende é considerada boa ou ótima por 50,2% dos goianienses, outros 34,6% a consideram regular e apenas 13,5% consideram ruim ou péssima. Já 1,7% não quis opinar.

Já o governo Caiado teve avaliação ainda melhor. Ele foi considerado bom ou ótimo por 53,4% da população, enquanto outros 29,8% consideram regular. Apenas 14,4% consideram o governo ruim ou péssimo, e 2,5% não opinaram.

O resultado de Caiado é ainda mais expressivo, uma vez que gestões estaduais anteriores amargaram inúmeras dificuldades de aprovação na capital. Marconi Perillo (PSDB), por exemplo, não era considerado um bom cabo eleitoral em Goiânia.

A postura republicana dos políticos experientes, intensificada durante a pandemia do coronavírus, mostrou sintonia e trouxe resultados que podem ter influenciado na pesquisa. entre eles, a ampliação de leitos de UTI e o diálogo pacífico sobre a quarentena e flexibilizações.

Apesar da situação atípica enfrentada em todo o mundo, as duas máquinas sob o comando de Iris e Caiado trabalharam bem e fizeram com que a situação não fugisse ao controle na capital. Com isso, a popularidade de ambos aumentou significativamente.

A pesquisa explica o motivo dos inúmeros esforços do MDB em trazer o irredutível Iris Rezende para a campanha: a imagem bem avaliada do prefeito seria um contrapeso à candidatura de Vanderlan que tem o apoio de Caiado.