Caiado protocola requerimento de criação da CPI do BNDES

Pedido acontece quatro meses após publicação de entrevista exclusiva do procurador da República, Hélio Telho, ao Jornal Opção, em que adiantou iminente escândalo no Banco

Após conseguir o número de assinaturas necessárias, o senador Ronaldo Caiado (DEM) protocolou na tarde da última terça-feira (7/4) o requerimento de criação da CPI que vai investigar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Senado.

A ação do líder do Democratas teve início após a publicação de uma entrevista exclusiva ao Jornal Opção do procurador da República, Hélio Telho, quando este atentou para a possibilidade de um escândalo dentro do BNDES ainda maior que o mensalão ou o “petrolão”.

“Todos os delatores da Petrobras disseram que o escândalo do Petrolão é ‘café pequeno’ perto do que vamos encontrar no BNDES. Há um volume enorme que foi emprestado para obras em países próximos ao PT com um carimbo de ‘sigiloso’. Só uma CPI poderá quebrar esse carimbo abrindo esse sigilo”, asseverou Caiado.

O senador ressaltou também a associação entre empresas nacionais que receberam grandes repasses do BNDES e os maiores doadores de campanhas eleitorais do PT. “Vamos poder saber quais foram as empresas escolhidas que receberam esses repasses e poderemos vincular ao quanto que foi destinado por essas mesmas empresas para campanhas eleitorais do PT”, afirmou.

No fim do mês de fevereiro, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, chegou a abordar parlamentares ligados à base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT) para tentar evitar a criação da CPI. Receoso com a possível divulgação de informações sobre contratos estratégicos e internacionais do Banco, Coutinho alertou os senadores para possíveis prejuízos à instituição. Os aliados da presidente relataram que a abertura das investigações pode prejudicar a imagem do BNDES, assim como no caso da Petrobras.

3
Deixe um comentário

3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Fabricio Efel

CAIADO APROVEITA E PEDE A CPI DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL TAMBÉM….

Antonio Alves

Ronaldo Caiado é um senador exemplar, não tenho dúvidas de que ele vai dar uma resposta satisfatória também para as denúncias feitas por Demóstenes Torres a respeito dele, Caiado.

Santos Mallman Santos

Nossa , ansioso pra mais um capitulo da novela “Demostenes detona Caiado”… Caiado antes devia se preocupar em tirar seu partido DEM, da lama , cujo presidente Agripinio Maia foi delatado no Fantástico recebendo de propinas 1,1 milhão de reais. Imagina o quanto não deve ter recebido durante toda vida em décadas como político? DEM que está quase sendo extinto pra unir com o PTB, lidera o ranking dos partidos mais corruptos… vejam aqui: http://www.camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/id/2463/nome/MCCE_divulga_ranking_da_corrupcao_por_partido. Que moral um cara tem de falar sobre corrupção se LIDERAM OS CASOS DE CORRUPÇÕES?