Caiado protocola requerimento de criação da CPI do BNDES
08 abril 2015 às 09h16

COMPARTILHAR
Pedido acontece quatro meses após publicação de entrevista exclusiva do procurador da República, Hélio Telho, ao Jornal Opção, em que adiantou iminente escândalo no Banco
Após conseguir o número de assinaturas necessárias, o senador Ronaldo Caiado (DEM) protocolou na tarde da última terça-feira (7/4) o requerimento de criação da CPI que vai investigar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Senado.
[relacionadas artigos=”32173,23280,29405″]
A ação do líder do Democratas teve início após a publicação de uma entrevista exclusiva ao Jornal Opção do procurador da República, Hélio Telho, quando este atentou para a possibilidade de um escândalo dentro do BNDES ainda maior que o mensalão ou o “petrolão”.
“Todos os delatores da Petrobras disseram que o escândalo do Petrolão é ‘café pequeno’ perto do que vamos encontrar no BNDES. Há um volume enorme que foi emprestado para obras em países próximos ao PT com um carimbo de ‘sigiloso’. Só uma CPI poderá quebrar esse carimbo abrindo esse sigilo”, asseverou Caiado.
O senador ressaltou também a associação entre empresas nacionais que receberam grandes repasses do BNDES e os maiores doadores de campanhas eleitorais do PT. “Vamos poder saber quais foram as empresas escolhidas que receberam esses repasses e poderemos vincular ao quanto que foi destinado por essas mesmas empresas para campanhas eleitorais do PT”, afirmou.
No fim do mês de fevereiro, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, chegou a abordar parlamentares ligados à base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT) para tentar evitar a criação da CPI. Receoso com a possível divulgação de informações sobre contratos estratégicos e internacionais do Banco, Coutinho alertou os senadores para possíveis prejuízos à instituição. Os aliados da presidente relataram que a abertura das investigações pode prejudicar a imagem do BNDES, assim como no caso da Petrobras.