Caiado ouve mais 30 prefeitos sobre medidas de enfrentamento do coronavírus
19 maio 2020 às 07h06

COMPARTILHAR
Alguns líderes reforçaram que apoiam futura decisão do governador sobre ações mais rígidas, como fechamento do comércio

Com o objetivo de debater medidas contra a pandemia do novo coronavírus em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) realizou um encontro com prefeitos de mais de 30 municípios goianos na noite desta segunda-feira, 18. O governador relembrou que um decreto que está em vigor desde 19 de abril dá autonomia para líderes municipais tomarem as própria ações de combate à doença.
Na semana passada, Caiado recuou de tomar medidas de combate mais rígidas, sob a justificativa de falta de apoio dos gestores municipais. De acordo com o governador, novo decreto pode trazer um plano para as 24 cidades com maior perigo de agravamento.
Prefeitos de cidades com poucos meios de lidarem com a doença, disseram que apoiam futura ações mais rígidas de isolamento social, inclusive fechamento dos comércios.
O prefeito de Aragarças, José Elias (PROS), ressaltou que o município ficaria “ilhado” em caso de contaminação e que seria necessário enviar pacientes para a capital, que fica a 380 km de distância.
Já os gestores de cidades com maior estrutura hospitalar defenderam a manutenção do atual decreto, que flexibilizou a reabertura de vários segmentos comerciais. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), pontuou que a capital ultrapassou 1 mil infectados e registrou 30 mortes, mas considerou avanço da Covid-19 “relativamente contido”.
O vídeo completo da reunião pode ser assistido nas redes sociais do governador.