Foram eleitos através de votação de júri especializado, formado por jornalistas, dirigentes de entidades, produtores culturais, publicitários e advogados

Foto: Lí­via Barbosa / Jornal Opção

O governador Ronaldo Caiado (DEM) foi eleito Político do Ano na décima edição do prêmio Políticos Mais Influentes de Goiás. O prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) ficou em segundo e o senador Vanderlan Cardoso (PP) em terceiro. No júri especializado deste ano votaram 49 jornalistas, dirigentes de entidades, produtores culturais, publicitários e advogados.

Para comemorar os 10 anos do evento, houve ainda pela primeira vez uma votação popular, aberta a toda população, na qual participaram 264 pessoas. A festa de entrega dos troféus será na segunda-feira, 17 de fevereiro de 2019, na Assembleia Legislativa, às 20 horas, apenas para convidados.

Neste ano foram 19 categorias no júri especializado e 16 no popular. Vanderlan Cardoso ganhou em ambos como Senador. Pelo júri especializado, Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida, aparece em primeiro na categoria Político Promissor.

Na categoria Júri Especializado para deputado federal mais influente,  Francisco Júnior ficou em primeiro lugar. Os deputados Lissauer Vieira e Virmondes Cruvinel ficaram empatados com 18,8% como estadual. As vereadoras Dra Cristina (Goiânia), Professora Geli (Anápolis), Aninha Carvalho (Trindade), além de Willian Panda (Aparecida), também estão em primeiro lugar como mais influentes nas Câmaras municipais.

Na categoria de Júri Popular, o deputado estadual Jeferson Rodrigues (PRB) ganhou em primeiro lugar com 46,6%, seguido por Amauri Ribeiro (PRP) com 20,9%.

Há resultados ainda nas categorias de políticos da educação, meio ambiente, habitação, saúde, cultura, segurança e comércio e indústria.