O governador e pré-candidato a presidente da República, Ronaldo Caiado (UB), teve o maior crescimento de seguidores no Instagram entre os governadores que pleiteiam o mais alto posto político do país. Os dados foram apurados pela BN3 e levam em consideração o período de 1º a 30 de junho.

Segundo o levantamento, Caiado registrou um crescimento de 122,1 mil novos seguidores, um crescimento de 8,6%. Com os novos seguidores, o governador de Goiás ultrapassou os 1,5 milhões de contas conectadas.

Para se ter ideia, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cresceu 2,45% no período, enquanto Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, teve aumento de 3,19%. Ratinho Junior (PSD), cresceu 6,84% nas redes.

O levantamento também incluiu o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). A taxa de crescimento de seguidores de Lula foi de 2,22%. Michelle Bolsonaro teve um crescimento de 2,91% no mesmo período.

A pesquisa considera como engajamento a soma das reações, comentários e compartilhamentos em posts públicos. Caiado também liderou o ranking geral, que mapeia a performance de todos os atuais líderes do Executivo. Embora outros governadores também tenham obtido taxas de crescimento significativas, o goiano superou Gladson Cameli, do Acre, com crescimento de 7,39%; e Jorginho Mello, de Santa Catarina, com alta de 7,7%. Por fim, Wanderlei Barbosa, do Tocantins, teve um crescimento de 6,72%.

Resultado nas redes pode influenciar na candidatura

Segundo Júlio Pontes, especialista em marketing político, o crescimento de Caiado nas redes sociais corrobora um argumento já defendido pelo goiano em entrevistas a veículos de imprensa. “À medida que as pessoas conhecerem o trabalho que ele fez por Goiás, o restante do país, as pessoas vão dar maior credibilidade, maior importância para a pré-candidatura dele”, pondera Pontes.

O especialista ainda destaca que o governador consegue mostrar isso nas redes, principalmente quando traça um paralelo com o governo federal. “Quando ele compara o que fez por Goiás, com a deficiência do governo federal, ele tem um maior crescimento”, analisa.

Júlio Pontes também observa que o governador de Goiás “preenche uma lacuna” deixada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está impedido de usar as redes sociais. O governador realiza essa atuação, frisa, mostrando os bons índices de segurança pública, principalmente, mas também de educação e infraestrutura em seu estado. “Dessa forma, Caiado passa a ser uma voz mais presente no espectro ideológico da direita”.

Segundo Adrya Pinho, especialista em comunicação estratégica e marketing político, um grande trunfo de Caiado, é que o governador não traz os excessos do bolsonarismo radical. “Mas ele também não é visto como ‘isentão’, como Zema e o Ratinho Júnior. Essa posição seria importante para quem busca um cenário de pós-bolsonarismo com uma musculatura eleitoral”, salienta a especialista em marketing político, comunicação corporativa estratégica e gestão de crise.

Para Adrya, Caiado tem presença em pautas nacionais, como a segurança pública. A especialista acredita ainda que Caiado colhe os frutos de uma “estratégia silenciosa construída ao longo de décadas”, que se modernizou com as redes sociais, o que o diferencia da “direita radicalizada e da centro-direita fraca”.

Leia também:

67% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro deveria desistir da eleição; 54% pensam o mesmo sobre Lula

Entre cupins e rachaduras, Igreja da Boa Morte enfrenta descaso e não tem previsão de restauração