Em uma visita à capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o governador Ronaldo Caiado (UB) oficializou, nesta sexta-feira, 5, uma colaboração visando diminuir as filas de internação e cirurgias em Goiás.

Durante um encontro com o prefeito Sebastião Melo, no paço municipal, foi assinado um protocolo de intenções para adquirir o Sistema do Complexo Regulador de Saúde da cidade. Esta iniciativa busca garantir uma maior integração, agilidade, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes.

“Esse novo sistema que será oferecido a todo o estado de Goiás indica quantos pacientes estão em situação de urgência, emergência, outros tantos em cirurgias eletivas, qual é o custo de cada procedimento, o tempo de internação de cada paciente e a vaga que se tem dentro dos serviços especializados em saúde”, pontuou Ronaldo Caiado.

Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa), em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, o sistema é composto por três plataformas dedicadas à regulação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele faz parte do sistema oficial de regulação do governo do Rio Grande do Sul, resultado de um convênio estabelecido com a prefeitura da capital gaúcha.

Este acordo prevê a implementação das plataformas de Gerenciamento de Consultas (Gercon) e de Gerenciamento de Internações (Gerint) para controle de leitos, além da Gerenciamento de Procedimentos de Alta Complexidade (Gerpac) para gestão de procedimentos especiais, como os relacionados à oncologia.

Essas plataformas possibilitam o compartilhamento de informações com os prontuários dos serviços de saúde. Segundo Caiado, o objetivo é “avançar cada vez mais na diminuição do tempo de internação e também de cirurgia”.

As negociações para a aquisição deste sistema tiveram início em julho de 2023, quando o prefeito Melo se reuniu com Caiado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

“O sistema é um processo que diminui o custo e qualifica o atendimento ao cidadão que precisa do SUS. Quero agradecer essa parceria e dizer que estamos juntos, vamos trabalhar para que Goiás possa implementar o mais rápido possível”, ressaltou o prefeito Sebastião Melo.

Leia também: