O governador Ronaldo Caiado (UB) entregou na noite da última terça-feira, 23, a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera à personalidades de Goiás e do Brasil. Entre os homenageados estão o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do Paraná, Ratinho Jr. que receberam a comenda Grã-Cruz. A comenda é a maior honraria entregue pelo Estado de Goiás.

A cerimônia aconteceu na cidade de Goiás e faz parte das celebrações dos 297 anos do município. Cerca de 200 pessoas receberam a comenda pelos serviços prestados ao Estado.

Em seu discurso, Caiado afirmou que os homenageados vieram de tantos outros estados e “ajudaram a transformar Goiás em um Estado bom para se viver”. “Essa honraria é o reconhecimento do Governo de Goiás àqueles que são merecedores pelo trabalho e apoio que dão à população goiana”.

Wanderlei Barbosa (Republicanos), governador do Tocantins, afirmou que receber a comenda é “uma alegria” e a chamou de “representativa para o Tocantins”. “Fico feliz que o Tocantins tenha sido reconhecido pelos meus irmãos goianos. É a nossa história, a história de dois povos que se misturam”, disse.

Ratinho Júnior (PSD), por sua vez, elogiou o trabalho de Goiás à frente da Segurança Pública e da Educação. “Fico feliz em ver o trabalho que o governador Ronaldo Caiado vem fazendo pelos goianos, atraindo a atenção do Brasil”. “Goiás é uma grande referência”, afirmou.

Comenda

Instituída em 1975, a Ordem do Mérito Anhanguera é a mais alta honraria concedida pelo estado de Goiás. Seu objetivo é agraciar pessoas físicas, corporações militares, nacionais ou estrangeiras, bem como suas bandeiras ou estandartes, que se destacaram por serviços, ações ou méritos excepcionais que recomendem o reconhecimento do estado.

A Ordem está dividida nos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial e Comendador. O governador do estado de Goiás é o Grão-Mestre da Ordem, responsável por nomeações, promoções e exclusões dos membros.

A comenda costuma a ser entregue em data próxima ao aniversário da cidade de Goiás, quando existe a transferência simbólica da sede do Poder Executivo estadual para a antiga capital. Durante este período, também foram transferidos os poderes Legislativo e Judiciário, em um gesto simbólico que reforça a importância histórica e cultural da cidade.

Leia também:

Ronaldo Caiado transfere capital para a cidade de Goiás

Caiado garante que o Rio Vermelho, na Cidade de Goiás, será totalmente despoluído