Caiado e Marconi são os mais influentes de Goiás nas redes em 2017
30 dezembro 2017 às 16h13

COMPARTILHAR
Levantamento analisa dados de Facebook e Twitter entre janeiro e dezembro

O senador Ronaldo Caiado (DEM) e o governador Marconi Perillo (PSDB) foram os políticos de Goiás mais influentes nas redes sociais em 2017, de acordo com ranking elaborado pela Eureka Comunicação entre os dias 20 de janeiro e 27 de dezembro de 2017. O estudo foi produzido com o auxílio de três ferramentas: Scup, Tweet Rank e Socialbakers Analytics.
O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores no Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos goianos. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo. No caso de perfis que não mantêm conta no Twitter ou que não tiveram atualizações mensais durante o período analisado, foram consideradas apenas as notas auditadas no Facebook, e vice-versa.
No caso de notas iguais no item influência, os critérios de desempate foram os seguintes: 1) maior nota no item alcance; 2) maior nota no item interações; e 3) maior nota no item engajamento. O resultado (influência) é a soma dos três itens.
Caiado ficou com nota 9 em interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets); 8 em alcance (interações divididas pelo número seguidores e fãs durante o período analisado); e 7 em engajamento (interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado), totalizando 24 pontos de influência. Marconi registrou notas 8, 7 e 8 respectivamente – somando 23 em influência.
O terceiro colocado no ranking é o deputado federal Delegado Waldir (PR), que teve 8 em interações, 7 em alcance e 6 em engajamento (21 de influência). A quarta posição é de outro deputado estadual: Thiago Peixoto (PSD), político em ascensão neste ranking.
O desempenho melhorou, segundo o instituto, principalmente em função do seu trabalho na Comissão de Cultura da Câmara. Thiago ficou com nota 7 em interações, seis em alcance e sete em engajamento – 20 pontos de influência. Empatado com ele (mas atrás no critério de desempate) está o vereador Jorge Kajuru (PRP), com os mesmos 20 pontos no somatório geral.
Outra figura em ascensão é o ministro das Cidades, Alexandre Baldy (Sem partido), que quando era apenas deputado federal tinha um desempenho entre razoável e fraco no ranking de influência em redes sociais. Baldy tem 19 pontos de influência, divididos em sete no quesito interações, cinco no alcance e sete no engajamento.
Fecham o ranking elaborado pela Eureka o vereador Elias Vaz (com notas seis, cinco e sete respectivamente), o deputado estadual Major Araújo (seis, cinco e seis), o vice-governador Zé Eliton (cinco, cinco e sete), e o deputado estadual Marcos Abrão (cinco, quatro e sete).
Veja a íntegra do ranking:
1 – Ronaldo Caiado (DEM)
Interações = 9
Alcance = 8
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 24
2 – Marconi Perillo (PSDB)
Interações = 8
Alcance = 7
Engajamento = 8
INFLUÊNCIA = 23
3 – Delegado Waldir (PR)
Interações = 8
Alcance = 7
Engajamento = 6
INFLUÊNCIA = 21
4 – Thiago Peixoto (PSD)
Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 20
5 – Jorge Kajuru (PRP)
Interações = 7
Alcance = 5
Engajamento = 8
INFLUÊNCIA = 20
6 – Alexandre Baldy
Interações = 7
Alcance = 5
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 19
7 -Elias Vaz
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 18
8 – Major Araújo
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 6
INFLUÊNCIA = 17
9 – Zé Eliton
Interações = 5
Alcance = 5
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 17
10 – Marcos Abrão
Interações = 5
Alcance = 4
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 16