Eleito presidente do Consórcio Brasil Central nesta terça-feira, 23, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) vai pedir o avanço da política de tolerância zero na segurança dos estados. A proposta tem base na insatisfação do eleitorado com o presidente Lula (PT), além de ser uma das pautas que o governador surfa em popularidade.

A estratégia de Caiado em pautar a segurança pública também está ligada ao seu desejo de concorrer à presidência da República em 2026. “Sei como recebi o Estado e sei como é ter tolerância zero e segurança plena. A população também. Em áreas do entorno, por exemplo, onde havia maior criminalidade, entramos com a política de tolerância zero e fui reeleito com mais de 70% dos votos em algumas dessas cidades”, disse ao Estadão.

Consórcio

Fundado em 2015, o BrC tem como objetivo estimular o desenvolvimento de seus participantes, que acumulam 2,5 milhões de metros quadrados de território e 875 municípios.

O Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central também premiou as melhores práticas em gestão com a Controladoria-Geral do Estado recebendo uma das honrarias.

O encontro também teve a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, que assinou, com os governadores, um acordo de cooperação técnica sobre o Plano Brasil sem Fome.

Leia também:

Em sintonia com Roberto Naves, Caiado é o comandante da base em Anápolis, sua cidade natal

Ronaldo Caiado participa de Fórum de Governadores em Brasília hoje