Governador aposta em inversão do Pacto Federativo que destina 65% dos recursos a Brasília, enquanto apenas 35% são direcionados para os estados e municípios

Foto: Lívia Barbosa

O governador Ronaldo Caiado (DEM) falou nesta sexta-feira, 8, sobre o projeto de Reforma da Previdência defendido pelo governo federal. “Eu sempre fui a favor da Reforma da Previdência”, disse Caiado ao afirmar que todo cidadão que tem responsabilidades com o futuro do país, garantias de direitos dos aposentados e sobrevivência dos Estados, tem que entender que sem uma reforma em relação à previdência e ao pacto federativo será totalmente inviabilizada a gestão dos estados.

“Essa é uma questão que está sendo debatida hoje na Câmara dos Deputados e faremos também uma discussão acerca da realidade dos Estados. Isso será feito a partir de um convite formulado pelo presidente do Senado para discutirmos juntos a nova previdência e o Pacto Federativo”, explicou o governador que declarou apoio ao texto em discussão.

Ele também afirmou que os Estados contam com o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes, para inverter a regra atual do Pacto Federativo: “Brasília fica com 65% dos recursos, enquanto estados e municípios ficam apenas com 35%. Essa inversão dará muito mais segurança e viabilidade aos entes federados”, explicou o governador.