O governador Ronaldo Caiado (UB) defendeu a integração nacional das forças de segurança durante encontro dos presidentes de entidades de oficiais militares do Centro-Oeste, nesta quinta-feira. “Não podemos fragmentar. A ação tem de ser nacional, com capilaridade em todo o território brasileiro”, argumentou.

Tendo como ponto forte do seu governo a área da segurança pública, Caiado mencionou pesquisa recente que mostra a violência como fator que mais preocupa os brasileiros. Para Caiado, a queda expressiva dos principais indicadores de criminalidade comprova que a colaboração entre as forças policiais dá resultado. “Não tem vaidade de uma em detrimento a outra. Aqui essa integração foi um dos fatores preponderantes para atingirmos o nosso nível atual de segurança”, reforçou.

“Não existe, na Constituição Brasileira, espaço para outro tipo de Estado: o estado do crime, da facção, da milícia. Nós temos de ter coragem e não nos acovardarmos nessa discussão no cenário nacional”, continuou o governador ao mencionar que o controle da segurança pública traz, além de bem-estar à população, desenvolvimento econômico. “Não existe Estado Democrático de Direito sem segurança pública. É o primeiro mandamento que todos deveriam entender em qualquer lugar do País”, concluiu.

Caiado tem priorizado o tema no debate nacional em que já se apresenta como pré-candidato à presidente da República em 2026.

Governador recebe comenda

Ainda durante a abertura do evento nesta quinta-feira, Caiado recebeu a comenda Coronel PM Lindolfo Emiliano dos Passos, a mais alta honraria conferida pela Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof-GO) a autoridades civis ou militares que prestam relevantes serviços aos oficiais militares goianos. O 1º Encontro dos Presidentes de Entidades de Oficiais Militares do Centro-Oeste segue até sexta-feira (23/02), com participação de 500 oficiais e representantes da área de Segurança Pública de todo o País.

Leia também:

Com o apoio do bolsonarismo e do centro, Ronaldo Caiado pode ser o grande rival de Lula em 2026

Caiado confirma presença em ato de Bolsonaro em São Paulo