Caiado celebra Cora Coralina com repasse de R$ 120 mil para museu

Além disso, anunciou envio de projeto de lei para a Assembleia Legislativa para repasse recursos ao museu com nome da poetisa

Caiado durante solenidade de Ano de Cora | Foto: Eduardo Pinheiro / Divulgação

Durante solenidade de celebração do fim do Ano Cultural Cora Coralina, nesta quinta-feira, 20, o governador Ronaldo Caiado (DEM) assinou repasse de R$ 120 mil para Casa de Cora Coralina. Além disso, anunciou envio de projeto de lei para a Assembleia Legislativa para repasse recursos ao museu com nome da poetisa.

O governador salientou que exaltar a poetisa é trazer de volta a autoestima do povo goiano. Caiado reforçou a capacidade de Goiás de unir a tradição e a modernidade.

“Cora Coralina é a mulher que nos apresenta para o mundo. Quantas pessoas que reverenciam esta mulher que conseguiu escrever e ser reconhecida pelas suas poesias”, reforçou Caiado.

A princípio, o encerramento do Ano Cora Coralina seria celebrado com festa durante o dia todo com música e poesia a ser realizado na cidade de Goiás. Entretanto, a pandemia de Covid-19 colocou freios nas festividades.

Outro projeto adiado é a implantação do Caminho de Cora. Baseado no Caminho de Santiago de Compostela, a ideia é estabelecer uma trilha entre as principais cidades históricas de Goiás para caminhantes e ciclistas, com pousadas e referências à natureza e à tradição goiana. O projeto seria implementado em 2021, mas, com a pandemia, foi adiado.

A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, lembrou que o município é marcado pela presença forte da mulher. Cora Coralina é o maior expoente, que levou o nome da cidade para o mundo todo.

Secretário de Estado da Cultura, Adriano Baldy, lembrou que com o fim do ano não quer dizer que as ações tenham finalizado. 
A cerimônia foi realizada no Salão Dona Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, na data do aniversário da poetisa.

Apresentação 

Em homenagem, um dos poemas de Cora foi recitado no evento pela atriz Pollyana Bento. Já o violinista Lukas Santana fará uma apresentação com músicas regionais de artistas da antiga Vila Boa. Neto da poetisa, Rúbio participará virtualmente da cerimônia.

Durante toda essa semana de encerramento do ano comemorativo à Cora, o Governo de Goiás está com uma programação especial. As ações envolvem teatro, música, literatura, artes visuais e história goiana. Os conteúdos são disponibilizados diariamente nas redes sociais e YouTube da Secult.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.