Caiado afirma que Bolsonaro orientou governadores a manterem pré-candidaturas à Presidência sem definir nome

25 agosto 2025 às 17h27

COMPARTILHAR
O governador Ronaldo Caiado (UB) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsoanro (PL) orientou governadores a manterem pré-candidaturas à Presidência sem indicar um nome no momento. Caiado diz que a definição antes do primeiro turno facilitaria a vida do PT e de Lula, que poderia direcionar a “máquina pública” contra adversários meses antes das eleições.
“Eu acho que esse é o momento de colocarmos os pré-candidatos, depois ver qual realmente chega ao segundo turno. Esse que for ungido agora vai entrar dentro de um corredor polonês em que o governo federal vai massacrá-lo e as forças políticas serão inibidas a apoiá-lo”, argumentou Caiado. A declaração foi dada em um evento em São Paulo.
Bolsonaro ainda se apresenta como candidato à presidência, mesmo estando inelegível até 2030. Recentemente, o ex-presidente participou de eventos e manifestações ao lado de Caiado e outros três governadores de direita, que podem ser nomes para a corrida eleitoral em 2026. Entre eles estão Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Ratinho Junior (PSD).
Entre os presidenciáveis, Tarcísio tem o melhor desempenho nas pesquisas eleitorais. Bolsonaro também tem a opção de indicar sua esposa, Michelle Bolsonaro, com um dos filhos como vice na chapa.
“Amanhã, se o presidente Bolsonaro resolver lançar alguém da família ou resolver declarar o apoio, tudo bem. Respeita-se o processo. Agora, ele mesmo disse a nós aquilo, ou seja, que todos nós saíssemos como pré-candidatos”, diz Caiado.
“Não tem nenhum nome que seja universal. Tem um candidato com mais influência no centro, no norte, outro mais no sul e no sudeste. Vamos saber quem vai ter mais votação no Nordeste. O primeiro turno é para isso. Eu nunca vi essa tendência de querer pressionar tudo para ser um candidato no primeiro turno”, completou.
Leia também