Cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil começam nesta segunda-feira, 1º de fevereiro

Acesso a benefício, poderá ser solicitado virtualmente para estudantes da região metropolitana e, para os de Anápolis, presencialmente

Cartão do Passe Livre Estudantil (PLE) para 2021. │Foto: Divulgação

A regularização dos cadastros de estudantes da região Metropolitana de Goiânia e de Anápolis no programa Passe Livre Estudantil (PLE), do Governo de Goiás, para este primeiro semestre de 2021 poderá ser feita de 1º de fevereiro a 31 de março.

Devido à pandemia de Covid-19, houve mudanças para facilitar aos estudantes o acesso ao benefício e impedir as aglomerações. Os recadastramentos e cadastramentos dos moradores da região Metropolitana de Goiânia serão realizados pelo site juventude.go.gov.br

Após a solicitação ser aprovada, o estudante deverá ir a uma unidade do Vapt Vupt, que pode ser escolhida no momento da inscrição, para a retirada do cartão do PLE. Não é necessário, para os estudantes de Goiânia e Região Metropolitana, agendar atendimento no Vapt Vupt para retirar o cartão.

Desta vez, os alunos de Anápolis que já têm o PLE deverão solicitar na própria instituição de ensino, que enviará a declaração, e o recadastramento será feito automaticamente. Já os que vão fazer o cadastro pela primeira vez devem comparecer presencialmente na Urban – Passe Livre Estudantil, localizada no Setor Central de Anápolis.

Após a solicitação ser aprovada, o estudante de Anápolis deverá se dirigir à unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, Setor Central, para retirar o cartão. Com os cartões em mãos, os beneficiários deverão fazer a ativação nas unidades do Vapt Vupt Anápolis Sul e do Anashopping, mediante agendamento no portal do Vapt Vupt.

Para retirar o cartão, todos os estudantes, de Anápolis ou da Região Metropolitana de Goiânia, devem levar o original do documento de identificação com foto.

No caso de estudantes menores de idade, a entrega do cartão será feita somente para o pai, a mãe, avós maternos e paternos, ou para os responsáveis, mediante apresentação do documento original com foto do beneficiário e do responsável. Para pessoas com a tutela do estudante, são exigidos documento original da tutela e um documento original com foto do beneficiário e tutelado.

Cobertura

O PLE dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Caso o estudante não utilize todos os créditos, no mês seguinte será creditada apenas a diferença para completar as 48 viagens. O número de viagens creditado é de acordo com os dias letivos de cada mês, conforme é repassado pelas instituições de ensino.

No ano passado, 105.583 estudantes receberam o benefício, sendo 97.042 da Região Metropolitana de Goiânia e 8.541 de Anápolis. O PLE foi bloqueado devido à pandemia de Covid-19, que impôs a proibição das aulas presenciais. No entanto, para 14 mil estudantes beneficiários da área da saúde e assistência social envolvidos no enfrentamento à Covid-19, foram mantidos os créditos mensais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.