Bruxismo: saiba tudo sobre a doença crônica que não tem cura mas pode ser controlada

Causas podem estar relacionadas a fatores físicos ou psicológicos como estresse e ansiedade

Ranger de dentes durante o sono e constantes dores de cabeça e nos ombros são alguns sinais de bruxismo, doença crônica que não tem cura mas pode ser controlada. A doença pode ser causada por dois motivos: má oclusão dental —  quando os dentes não se fecham adequadamente e o cérebro não recebe essa informação —, ou estar ligada a fatores psicológicos, como o estresse e a ansiedade.

Segundo a odontóloga e professora, Hellen Matias, a doença não tem idade nem fatores internos e externos que contribuem para o seu aparecimento. “A doença pode ocorrer em crianças que estão constantemente estressadas ou na fase de troca de dentes e até em crianças hiperativas, que jogam muito videogame e ficam pensando muito na competição. O estresse causado pelo jogo faz o corpo responder na hora de dormir. Nos adultos as causas mais comuns são o estresse ou o fechamento inadequado da mandíbula”, explica.

A especialista diz que, normalmente, o paciente com bruxismo tem dor de cabeça constante e que não resolve com o uso de analgésicos, dor no fundo dos olhos, dor nos ombros, no pescoço e na nuca. Segundo ela, a doença não tem cura, mas passa por fases mais agudas ou mais compensadas.

Tanto nas crianças como nos adultos, as opções de tratamento são as mesmas e é necessária uma avaliação pelo odontólogo. “Como tratamentos paliativos podemos tentar equilibrar a oclusão com aparelho dentário, podemos indicar uma moldeira miorrelaxante para que o paciente durma com ela, podemos fazer aplicações de toxina botulínica para relaxar os músculos. Nas crianças essa aplicação protege os dentes que estão vindo, caso contrário o esforço que ela faz pode quebrar todos esses dentes. Em alguns casos ainda pode ser indicada uma cirurgia ortognática, que é o reposicionamento da mandíbula, um tratamento mais vasto e longo”, finaliza Hellen.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.