A religião neopagã Wicca comemora, neste 31 de outubro, o ‘Samhain’ da tradição Celta. O festival que marcava o fim da temporada de colheita e o início do inverno no hemisfério Norte ainda hoje mantém uma forte conexão com as tradições antigas e com a natureza. Segundo seus praticantes, a religião Wicca é justamente oriunda dessas tradições, baseada na cura e praticada para o bem.

Considerada politeísta, de culto dualista e equilíbrio entre o feminino e o masculino, a religião trabalha nos princípios éticos, respeito a vida e a natureza, além da busca pelo desenvolvimento espiritual. Vendedora de uma loja de artigos religiosos diversos em Goiânia certifica que a magia movimenta também o mercado de peças, símbolos e itens para os rituais.

Itens utilizados nos rituais para representar os elementos da natureza e facilitar a conexão com o divino | Foto: Raphael Bezerra/Jornal Opção

Nesse período do ano, aponta o representante da Associação Wicca de Goiânia, Ewan Igran, o véu que separa o mundo físico do espiritual se enfraquece, sendo possível o retorno dos mortos à Terra e estabelecer comunicação entre eles. Formado em fisioterapia, Ewan tem mais de 16 anos somente com o Selo Místico do Véu.

Ewan Igran foi iniciado há 16 anos

Ewan explica que o termo ‘bruxaria’ não é tido pelos praticantes como pejorativo ou carregado de estigmas. “Se você pegar a etimologia da palavra bruxo, você vai encontrar ‘aqueles que tem sabedoria’, ‘aqueles que tem conhecimento’, então é um elogio muito grande”, explica.

Os rituais, de acordo com os adeptos, são utilizados como forma de reestabelecer a relação com a natureza conforme os ciclos da Lua e das mudanças de estações. “Basicamente existem dois tipos de rituais dentro de qualquer paganismo, temos oito festivais, além das quatro festas entre cada estação”.

Nesse contexto, Ewan explica as semelhanças com as celebrações cristãs que celebram o Natal e a Páscoa, por exemplo, mas com sua própria singularidade. “Pra nós, os rituais começam no Dia das Bruxas, que é um momento de transição do que está morrendo e nascendo. Deus morre para voltar como jovem”, aponta.

Mesa montada para celebração de divindades | Foto: Arquivo pessoal

Os festivais, conhecidos como Sabbats, marcam a passagem do ano e a mudança das estações. Além do Samhain, há outras celebrações que marcam a purificação e renovação, no início da primavera (Yule), além das celebrações de solstício de inverno e verão.

Já os Esbaths, também conhecidos como Esbás, são rituais que ocorrem em qualquer momento que não seja um Sabá. Nesse contexto, os rituais de lua cheia são considerados Esbaths.

Pedras, incenso, velas e muita fé

Vendedoras da loja Além da Lenda, em Goiânia, contam que cada apetrecho utilizado para simbolizar a crença dos wiccanos carrega a magia através da fé. “Na loja, por exemplo, temos vários tipos de pedras que são utilizadas para simbolizar a Terra. Temos incensos que simbolizam o ar, a vela que representa o fogo e as taças onde a água e colocada”, conta.

Apesar da tradição oral, a passagem de conhecimento da religião reúne informações e rituais através de livros e diários individuais para cada bruxo.

Livro fala sobre rituais e práticas da bruxaria. Tem uma trilogia de livros publicados no Brasil pela Editora Alfabeto: A Bíblia das Bruxas, A Deusa das Bruxas e O Deus das Bruxas | Foto: Raphael Bezerra

Eventos e celebrações

Jornada Oracular:

Trata-se de um evento anual, que acontece sempre durante o mês de julho por ter sido criado como uma comemoração ao mês de aniversário do Selo Místico do Véu. Segue um padrão baseado nas jornadas acadêmicas que acontecem pelas diversas faculdades e universidades pelo país, porém com o foco na cultura pagã.

FAEP- Feira de Arte e Paganismo Pequi místico
Como o próprio nome diz, é uma feira bimestral, onde o objetivo e promover ao publico magista, um local onde possam adquirir objetos para o uso em suas praticas ritualísticas. A FAEP traz a proposta de acessibilidade e união, colocando diversos expositores em um mesmo lugar, facilita ao publico encontrar o que precisa, assim como com um fluxo maior de clientes permite aos lojistas vender em um preço mais acessível a todos.

Boteco das Bruxas
Um evento puramente de interação social, com foco em fortalecer amizades, o boteco das bruxas é um evento bimestral, podendo ou não ser temático dependendo do mês que é realizado, a ideia é estar e um bar onde todos sentam lado a lado, todos iguais, partilhando historias, falando de vivencias, brindando a união.

Leia também:

Halloween: conheça a origem das palavras mágicas ‘Abracadabra’ e ‘Alakazan’

Quer passar o Halloween lendo ou revisitando os clássicos?