BRT Norte-Sul deve ser inaugurado no dia 24 de outubro, aniversário da capital

Praça Cívica e as estações da Avenida Goiás, por outro lado, devem ficar prontas até o Natal deste ano; confira atualizações

Obras do BRT Norte-Sul | Foto: Prefeitura de Goiânia

A previsão de inauguração do BRT Norte-Sul, que liga a região Norte de Goiânia ao município de Aparecida, um dos momentos mais aguardados do ano especialmente pela quantidade de obras que o centro da capital com alterações no fluxo de trânsito que ocorreram a seu favor, é para o dia 24 de outubro, quando Goiânia completa seus 88 anos.

A Praça Cívica e as estações da Avenida Goiás, por outro lado, devem ficar prontas até o Natal deste ano, pela complexidade e extensão da obra. Segundo a Prefeitura de Goiânia, a obra já se encontra em fase de conclusão, com andamento de 90%.

Entre os trechos já concluídos, estão a a trincheira da Rua 90 com Avenida 136, toda a pavimentação da Primeira Radial, Rua 90, Praça do Cruzeiro, Rua 84, Avenida Goiás, Praça do Trabalhador, Avenida Goiás Norte, Avenida Horácio Costa e Silva, Avenida Genésio de Lima Brito, Avenida Lucio Rebello e Avenida Oriente.

Em todos esses locais foram feitos a fresagem, a rede de drenagem, pavimentação e o pavimento rígido e flexível do BRT Norte-Sul. Também foi construído Terminal Recanto do Bosque, que conta com 13 mil metros quadrados e está em uso parcial com linhas de ônibus convencionais, área de manobras, plataforma dos ônibus e pátio de estacionamento de ônibus. Além disso, tem-se o Terminal Rodoviária, que é acessível para população PCD.

No Viaduto Perimetral, na Avenida Goiás, sobre a Avenida Perimetral Norte, já foi feito o içamento de 27 vigas de 33 metros e 9 vigas de 22 metros. No nomento, estão instalando as pré-lajes, fazendo as vigas transversinas (que travam as vigas que foram colocadas) e em seguida, o aterro. De acordo com o Paço Municipal, o corredor do BRT é exclusivo para os ônibus, mas no elevado poderão transitar não só os ônibus como também os veículos particulares.

Terminal Isidória

No momento, o foco é a finalização do Terminal Isidória, a pavimentação da Praça Cívica, do Viaduto e do Terminal Perimetral. As equipes ainda se concentram na da conclusão das 31 estações. Atualmente, 21 estão em fase de acabamento, restando apenas as do Centro e da Praça Cívica para obterem a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seguida, serão feitas a iluminação e o paisagismo.

Em relação ao prazo de entrega do trecho 1 do BRT Norte-Sul, que liga o Terminal Isidória (Goiânia) ao Terminal Cruzeiro (Aparecida de Goiânia), a previsão de entrega é em 2022. O trecho tem extensão de 5,1 km e será composto por uma trincheira no cruzamento das avenidas Rio Verde e Tapajós, dois terminais (Cruzeiro e Correios) e mais cinco estações de embarque e desembarque.

O objetivo é que o lugar seja mais amplo, com previsão de circulação de 80 mil pessoas ao dia, e conte com espaço para comércio. Ele está localizado em uma área de 16.500 metros quadrados, com 7.947 metros quadrados de área construída, 8 mil metros quadrados de área de cobertura de plataforma, 35 pilares de concreto in loco, com altura de até 11 metros, e 7.100 metros quadrados de área de pavimento de concreto. O local ainda terá quatro plataformas comuns e uma para o BRT.

Praça Cívica

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiás, Fausto Sarmento, as alterações na Praça Cívica são permanentes e, após a finalização das obras, o anel interno passará a ser exclusivo ao transporte coletivo. Para os veículos em geral, como carros, motos e caminhões, deverá ser utilizado o anel externo.

“Isso é o que já acontece nas grandes cidades do mundo todo, separação de veículos particulares de coletivos, com vias exclusivas e privilegiando o transporte público. Estamos entregando uma obra moderna, eficiente, pensando sempre no cidadão que vai poder sair mais tarde de casa e chegar mais cedo, ou seja, otimização de tempo”, explica Fausto.

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