Britânico Kazuo Ishiguro ganha Prêmio Nobel de Literatura

Escritor de origem japonesa é autor de livros como “Os vestígios do dia” e “Não me abandone jamais”

Foto: Divulgação / Facebook

O escritor britânico de origem japonesa Kazuo Ishiguro ganhou nesta quinta-feira (5/10) o Prêmio  Nobel de Literatura deste ano, anunciou a Academia Sueca. Segundo o comitê do prêmio, Ishiguro, de 62 anos, que se mudou para a Grã-Bretanha do Japão quando tinha 5 anos de idade, está associado aos temas de memória, tempo e auto-ilusão.

“Se você mistura Jane Austen e Franz Kafka, então você tem Kazuo Ishiguro em poucas palavras, mas você tem que adicionar um pouco de Marcel Proust na mistura”, disse hoje Sara Danius, a secretária permanente da Academia Sueca

Ela descreveu Ishiguro como um escritor de grande integridade e originalidade. “Ele desenvolveu um universo estético único”, disse.

São de Ishiguro “Os vestígios do dia” (1989), que ganhou o Man Booker Prize, e a ficção científica “Não me abandone jamais” (2005), ambos adaptados ao cinema e lançados no Brasil pela Companhia das Letras.

A editora também publicou “Quando éramos órfãos” (2000) e “O gigante enterrado” (2015), além da seleção de contos de “Noturnos: Histórias de música e anoitecer” (2009).

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.