Brasileiro de 8 anos é uma das pessoas mais inteligentes do mundo

O paulistano Gustavo Arias Saldanha é o novo membro da Mensa Internacional, associação para pessoas de alto QI

Com um quociente de inteligência (QI) de 140, o paulistano Gustavo Arias Saldanha, de 8 anos, é atualmente o membro brasileiro mais novo da Associação Internacional de Pessoas de Alto Quociente de Inteligência, a Mensa Internacional.  

O jovem é apaixonado por música e mostrou interesse logo quando aprendeu a falar e aos 5 anos, se encantou pelos Beatles, quando participou de uma apresentação do dia das mães. Ele foi aprendendo o repertório da banda inglesa com grande velocidade e no mesmo ano já começou a se apresentar ao lado de Marco Mallagoli, presidente do Fã Clube Revolution em São Paulo. 

Apesar de ter apenas 8 anos e de ainda estar no 3º ano do Ensino Fundamental, Gustavo já é capaz de tocar guitarra, baixo, violão, ukulele, bateria, teclado e outros instrumentos, além de cantar e já escrito quatro músicas. Aos 6 anos ele também gravou seu primeiro álbum, com 14 sucessos dos Beatles. 

Além da música, Gustavo também é curioso a aprender e já desenvolveu a habilidade de também ensinar os seus avós. “A tecnologia me estimula a fazer novas coisas como um sistema operacional fazer parecer com outro sistema operacional, criar sites, dar aula para os meus avós online”, explica o jovem.  

As várias habilidades não subiram a cabeça da criança que sabe a importância das aulas para sua formação, onde continua estudando normalmente. “Na escola eu tento ser um bom aluno, prestar atenção na instrução da professora. Eu gosto de aprender muito sobre a música, tecnologia, aprender sobre o corpo humano, mas de algumas coisas nem tanto!”, admite Gustavo. 

Menino prodígio 

Com um QI de 140, o pequeno prodígio é atualmente o membro brasileiro mais novo da Mensa, a associação internacional de pessoas de alto QI. A inserção ocorreu com o apoio e consultoria do, também membro da Mensa, neurocientista, doutor e phd em neurociências Fabiano de Abreu, que o aconselhou a fazer o teste da associação fora do Brasil, porque as crianças ainda não estão incluídas nos testes de QI. 

“A associação do Brasil não aceita crianças por enquanto. Então, fizemos na internacional onde ele foi aprovado. Agora seguimos diversas orientações que, se Deus quiser, trarão resultados futuros para a vida do Gustavo”, detalha Luciane Saldanha, mãe de Gustavo. 

Para o neurocientista, o caso de Gustavo comprova a sua tese sobre a importância da plasticidade cerebral. “A inteligência tem precursor genético e o fenótipo resulta num desenvolvimento que sugere pistas que podem ser passadas para a próxima geração. Por isso a importância do nível educacional, da leitura, da aprendizagem para desenvolver uma população”, detalha Abreu. 

14 respostas para “Brasileiro de 8 anos é uma das pessoas mais inteligentes do mundo”

  1. Avatar Marília Bassi disse:

    Que bobeira, o meu hoje é de 138, e sinceramente eu acho que era muito mais inteligente quando criança que hoje), e ainda assim ninguém nunca bateu lá em casa.. rs
    Acho que esse tipo de contexto geral só faz criar crianças arrogantes com esse tipo de promoção ..
    Concordo com a importância de desafiar e estimular uma pessoa, principalmente em sua idade plástica, mas determinadas posturas é o que fazem com que uns se sintam superiores a outros.. triste.

  2. Avatar Joel Sotero disse:

    Tem que ser Fã dos BEATLES

  3. Avatar Lincon disse:

    Se eu fosse milionário eu faria uma concurso nacional com os 10 super dotados no país, para trabalhar em desenvolvimento e soluções para o país em todas áreas .

  4. Avatar José Luís Osório gallucci disse:

    Parabéns meu dom que Deus lhe abençoou, usufrua da melhor maneira possível, como criança e futuramente com grandes projetos para todos nós Saudeee.

  5. Avatar Julio monteiro disse:

    Felizmente está criança terá a oportunidade de se desenvolver sem trauma. Pequenos assim, devem ser estimulados, mas sem exageros, de para que também leve uma infância feliz. Assim ele , quando adulto poderá desenvolver todo seu potencial . E pena que no futuro, com certeza , ele irá embora do Brasil, porque aqui não tem futuro para ele. Boa sorte, boa jornada belíssima criança.

  6. Avatar Cleber disse:

    Onde me inscrevo também? Eu nem conhecia essa”Mensa”

  7. Avatar José Carlos Mesquita Cavalcante disse:

    A Prova da REENCARNAÇÃO!
    O Espírito ao desencarnar, não perde os aprendizados que teve quando aqui, encarnado. Leve consigo o que aorendeu, acumulando essas experiências, e trás consigo novamente, ao Reencarnar. É da Lei de Justiça e de amor de Deus.

  8. Avatar Marci Maria disse:

    É exatamente para não desenvolver a plasticidade cerebral que a educação pública brasileira é péssima mantendo assim o povo votando em mitos e salvadores da pátria que enganam o povo com sua política assistencialista.

  9. Avatar Dirce Lucia Mestriner Mestriner disse:

    Pena que no nosso país as escolas não estejam preparadas para receber alunos com altas habilidades.

  10. Avatar Roberto de Carvalho disse:

    Por não aceitar crianças, a associação brasileira deixa de acompanhar e incentivar pessoas como Gustavo a desenvolver mais suas capacidades e trabalhar para a nossa nação. Sendo assim, mais um cérebro brilhante que em breve se vai.

  11. Avatar MANOEL NETTO disse:

    Em compensação temos a pessoa mais burra e ignorante do planeta plano!

  12. Avatar Amelia Leal disse:

    Parabéns Gustav
    Ter conhecimento de seu QI, encantou-me.

    Espero que a Associação Brasileira, evolua e permita a inserção de crianças nós testes de QI.

    Torço pra que viva bem todas as etapas de sua vida.

    Não deixe de ser criança e feliz, jovem e adulto e que alcance vitórias bem todos os seus projetos.

  13. Avatar Vicente disse:

    Parabéns Gustavo. OLHA, o meu desejo, É que vc continue sempre humilde. Pois este é o primeiro passando da inteligência.

  14. Avatar Vicente disse:

    Parabéns Gustavo. OLHA, o meu desejo, é que vc continue sempre humilde. Pois este é o primeiro passo da inteligência. Continue tambem se dedicando a música, pois estamos em falta de bons músicos, kkkkkkll

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.