Brasileira de 17 anos é uma das melhores estudantes do mundo e finalista do Nobel Estudantil

18 julho 2024 às 17h45

COMPARTILHAR
Millena Xavier Martins, de 17 anos, é pesquisadora de Inteligência Artificial (IA), ativista social e estudante do ensino médio em Viçosa, Minas Gerais. Além disso, Millena é uma das 50 finalistas do Chegg.org Global Student Prize 2024, conhecido como Nobel Estudantil. Ela foi escolhida entre mais de 11 mil indicações e inscrições de 176 países.
Nascida em Juiz de Fora, a estudante iniciou sua jornada pos inspiração do trabalho da mãe, que dava aulas em uma comunidade carente. A menina, então, buscou a transformação através da educação e aos 10 anos começou a frequentar as aulas e acompanhar o projeto de perto.
Após um tempo, Millena se mudou para uma cidade vizinha para frequentar uma escola de elite. Lá, ela criou a Autinosis, ferramenta de triagem de autismo por meio da IA. Aos 14 anos, a menina fundou a Prep Olimpiadas, que impactou a vida de mais de 100 mil alunos e se tornou a latina mais jovem do conselho da Internacional Research Olympiad.
O aplicativo também conta com o Prep AI, voltado para responder dúvidas de estudantes e ensinar as matérias de história e matemática.
Prêmio
O Chegg.org Global Student Prize 2024 tem um premio anual de US$ 100.000 e é destinado a um estudantes que tenha impactado na educação e na sociedade de modo geral.
Por ter fundado a Prep Olimpíadas e criado diversos projetos na área de Inteligência Artificial, Millena entrou para a lista da Forbes como uma das mais jovens prodígios do Brasil na categoria Ciência e Educação
Leia também:
Entenda por que o Brasil ainda não ganhou (e pode não ganhar) nenhum Prêmio Nobel