Brasil ultrapassa 350 milhões de doses de vacina; 294,2 milhões já foram aplicadas

De todo o quantitativo, capital de Goiás recebeu 0,61% de todas as doses disponíveis e representa 0,63% de todas as doses aplicadas 

O Brasil ultrapassou, na manhã deste sábado, 13, a marca de 350 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 distribuídas para aplicação por estados, municípios e o Distrito Federal pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). A marca foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS). 

De acordo com o painel informativo atualizado pelo Ministério, a vacina mais distribuída até o momento foi a desenvolvida pelo consórcio de laboratórios internacionais Pfizer/BioNTech, com 132,8 milhões de doses. Em seguida vêm os imunizantes de Fiocruz/AstraZeneca (118,2 milhões), Butantan/Sinovac (100,9 milhões) e Janssen (4,8 milhões). 

Destes 350 milhões, 294,2 milhões já foram aplicadas na população. Com isso, 156,7 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose de vacina, o equivalente a 70% da população, informou a Saúde. Dessas, 126,2 milhões completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única (Janssen). 

O ministério atribui aos números da vacinação a melhora no quadro epidemiológico da Covid-19 no Brasil. Pelos dados oficiais, desde abril houve queda de 90% na média de casos, que se encontra em 10,4 mil (média de novas notificações dos últimos 14 dias). 

No caso dos óbitos, o Brasil tem média móvel de 216,36 (últimos 14 dias). Pelos números oficiais divulgados na noite da última sexta-feira, 12, o país havia registrado 267 mortes provocadas pela Covid-19 nas 24 horas anteriores à divulgação. 

Vacinação em Goiânia 

De acordo com a última atualização publicada pelo do Portal da Prefeitura de Goiânia ImunizaGyn, publicada na manhã da última sexta-feira, 12, a capital já recebeu 2,1 milhões de doses e aplicou 1,8 milhão de doses. O número representa 0,61% de todas as doses disponíveis para o Brasil, sendo que 0,63% já foram aplicados na população goianiense.  

Ao todo 78% da população vacinável já tomou a primeira dose de alguma das quatro vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde a o mês de janeiro, quando foram aplicadas as primeiras doses. O número equivale à 1 milhão de goianienses já receberam a primeira dose e outros 58% (750 mil) receberam a segunda dose, ou já completaram o seu esquema vacinal. Ao todo, de acordo com o ImunizaGyn. 

A vacinação continua na capital neste feriado em dois pontos no feriado do dia 15 de novembro. São eles o Cais de Campinas e o Centro Municipal de Vacinação (CMV). Nos dois pontos é possível fazer o atendimento para qualquer marca e para todo o público que está apto para receber a primeira, a segunda ou a dose de reforço, nos casos permitidos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.