Ao todo, seis estados podem ter pacientes infectados. Dados foram informados por pasta em coletiva de imprensa

Reprodução

Em coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde informou o último boletim sobre o coronavírus no Brasil. De acordo com os dados da pasta, coletados entre 18 e 29 de janeiro, ocorreram 33 notificações, dos quais 20 casos foram excluídos e quatro descartados. Atualmente, há nove casos suspeitos, que passam por avaliação laboratorial no país. Eles estão localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará, cada um com um paciente em análise. Em Santa Catarina, dois casos são suspeitos, e em São Paulo, três.

[relacionadas artigos=”233527″]

De acordo com o Ministério, o Carnaval ainda não será interrompido por conta do vírus. Na China, os vôos de saída do país ainda não foram bloqueados, embora as autoridades recomendem que as pessoas não saiam. Ao todo, 250 aviões saem diariamente do país.

“Nenhum de nós tem possibilidade de dizer com que velocidade esse possível surto irá se desenvolver no país. No momento atual, faremos uma campanha de recomendações do mesmo modo que fazemos no caso da influenza”, informou a pasta.

Letalidade

Em boletim da Organização Mundial de Saúde (OMS), fornecido nesta quarta-feira, o diretor do programa de emergências informou que 2% dos casos de coronavírus confirmados resultaram em mortes. Dos seis mil casos de infecção pelo novo vírus, 132 ocasionaram em vítimas fatais.

Exames

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que recebei hoje as amostras referentes a casos suspeitos de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Segundo nota, o material já é processado para patógenos respiratórios, incluindo os coronavírus. O prazo para emissão de laudo é de até 72 horas. Os resultados serão divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).