Brasil tem 13 casos de infecção pelo novo coronavírus confirmados

Ministério da Saúde monitora outros 768 casos suspeitos em todo o país; Goiás tem 4 suspeitos

Teste para novo coronavírus | Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira, 6, 13 casos do novo coronavírus no Brasil. São 10 pacientes em São Paulo com a infecção um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e mais um caso na Bahia. A pasta monitora outros 768 casos suspeitos por todo o país.

Durante entrevista realizada nesta sexta, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, afirmou que a chamada transmissão comunitária ou sustentada do coronavírus, que ocorre entre indivíduos que não viajaram e nem tiveram contato com pessoas que estiveram no exterior, deve ser registrada caso o vírus se comporte da mesma forma que em outros países. Esse tipo de transmissão ainda não foi identificada no país.

Na quinta-feira, 5, dois casos de transmissão local foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. As infecções foram registradas entre pessoas próximas ao primeiro paciente com vírus confirmado no Brasil.

Existem três formas de contaminação, a daquelas pessoas que viajaram ao exterior, vindos de países com circulação do vírus; a de quem teve contato com quem viajou ao exterior, chamada de transmissão local, e aquela entre pessoas que não viajaram ao exterior e nem tiveram contato com viajantes, a chamada transmissão comunitária ou sustentada.

Segundo o ministro Mandetta, é preciso esperar e observar como o vírus vai se comportar em um país de clima tropical, antes do governo mobilizar outras medidas.

Até a tarde desta sexta-feira, Goiás tem 4 casos suspeitos e 12 descartados do novo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.