Brasil suspende importação de carne de porco da Alemanha
15 setembro 2020 às 07h31
COMPARTILHAR
Decisão foi tomada após confirmação de um caso de peste africana em javali morto. Dados do governo brasileiro mostram que entre janeiro e agosto deste ano, país importou 1,8 mil toneladas de produtos suínos alemães
Nesta segunda-feira, 14, o Ministério da Agricultura suspendeu a importação de carne de porco in natura ou pouco processada da Alemanha. A decisão foi tomada após a confirmação de um caso de peste suína africana em um javali morto. A pasta não informou por quanto tempo valerá a suspensão.
No comunicado dirigido ao país que mais produz proteína animal da Europa, o governo brasileiro solicitou informações detalhadas às autoridades sanitárias sobre as medidas de biossegurança adotadas pelas plantas industriais alemãs.
Além do Brasil, outros países como China e Coreia do Sul também suspenderam temporariamente a importação de carne suína da Alemanha.
O governo alemão confirmou a contaminação na última quinta-feira, 10. Segundo informações, a peste suína africana foi encontrada em um javali morto nas proximidades da fronteira com a Polônia.
Dados do governo federal mostram que, entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil importou 1,8 mil toneladas da proteína suína alemã. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os principais produtos adquiridos do país europeu são tripas de porco in natura e congeladas.