Brasil registra mais 682 mortes por Covid-19 e se aproxima de 150 mil óbitos
09 outubro 2020 às 22h02

COMPARTILHAR
Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse que país não está “resolvendo totalmente” problema da doença, mas tem conseguido controlar efeitos da pandemia

Conforme dados do Ministério da Saúde disponibilizados nesta sexta-feira, 9, o Brasil registrou 682 novos óbitos em decorrência da Covid-19 no período de 24 horas. O total de mortes pela doença no país foi elevado para 149.639.
Também foram notificados 27.444 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 5.055.888.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse hoje que o Brasil não está “resolvendo totalmente” o problema da doença, mas tem conseguido controlar os efeitos da pandemia e permitir o retorno gradual das atividades com um “novo normal”.
“Mesmo considerando o Brasil como um todo, nós já verificamos um decréscimo nessas curvas [de casos e óbitos], que está sendo constante e está sendo estável” afirmou Franco em entrevista coletiva. “Nós já identificamos muitos Estados que estão voltando à normalidade”, completou.
“Mesmo nos Estados onde ela ainda está com uma incidência maior, e nós podemos destacar a Região Sul em particular, a gente já consegue observar um decréscimo na incidência de casos e principalmente na incidência de óbitos, devido também ao tratamento precoce”, ressaltou o secretário.
O Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de casos de Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Na soma de óbitos, a contagem brasileira fica abaixo somente dos EUA.