Para poder quitar dívida, informou Ministério da Economia, governo precisa de autorização do Congresso, que está de recesso

Por causa da falta de autorização no orçamento, o Brasil não pagou uma parcela de US$ 292 milhões de aporte de capital no Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Em nota divulgada na noite desta terça-feira, 5, o Ministério da Economia informou que, ao longo do segundo semestre de 2020, tentou remanejar verbas com o Congresso Nacional, mas os parlamentares repassaram os recursos a outros ministérios.

Sem o pagamento, o governo brasileiro tornou-se inadimplente com o NDB (sigla do banco em inglês). Por determinação contratual, a instituição financeira deverá comunicar a situação às agências de classificação de risco, aos parceiros internacionais e aos detentores de títulos do banco.

Para poder quitar a dívida, informou o Ministério da Economia, o governo precisa de autorização do Congresso, que está de recesso.

(Com informações da Agência Brasil)