Brasil é o país com maior gasto anual de dinheiro público em campanhas eleitorais e partidos

Custo médio por parlamentares, dividido pela renda média de cada país, é de 528 vezes maior que a renda média da população

O Brasil é o país que mais gasta com eleições e partidos, mostram dados do IMPA (International Project Management Associate), World Bank e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a pesquisa do CupomValido, são gastos, no total, mais de U$ 789 milhões por ano no Brasil. Além disso, o custo médio por parlamentares, dividido pela renda média de cada país, é de 528 vezes maior que a renda média da população, o que torna o Brasil o país que mais gasta com políticos.

Ainda segundo o levantamento, o gasto anual de dinheiro público do país com campanha eleitorais e partidos chega a ser 2,5 vezes o valor do México, segundo colocado, com U$ 307 milhões por ano. Em relação aos parlamentares, cada um dele custa U$ 5 milhões por ano aos cofres públicos. O número é duas vezes maior que o segundo colocado, a Argentina, com um gasto de 228 vezes em relação à renda média.

Por fim, a pesquisa também mostra que o Brasil é o segundo país com maior número de partidos políticos, sendo um total de 32. Com isso, o país fica atrás somente da Índia, que possui 36 siglas. Os países da América Latina também possuem uma quantidade relativamente alta de partidos políticos. A Argentina possui 19, já o Chile 16 siglas ativas.

Em contramão, e ao comparar com países desenvolvidos, a grande maioria possui uma quantidade significativamente menor que o Brasil. A Itália possui 15 partidos; Suíça e Reino Unido com 11 siglas; Portugal possui 10; França com 9; Alemanha e Japão com seis partidos e o Estados Unidos com apenas dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.